Faculdade Nossa Cidade - FNC

Administração de Empresas

Bruna Valentim Machado RA:1587

Orientador: Profº Lawton Benatti

Métodos e Tipos de pesquisa

Toda pesquisa deve passar por um planejamento, traçar uma estratégia e focar em um objetivo; para que a mesma tenha um ponto de partida, é necessário saber aonde se quer chegar com as informações, ou seja, o que o pesquisador precisa saber para melhorar, criar ou mudar no seu produto ou serviço?

Com a pesquisa você busca informações de relevância, sejam elas para um lançamento de um novo produto ou serviço, ajuste de preço, expansão de um público alvo, posicionamento de marcas e produtos, entre outros. É um processo facilitador para as tomadas de decisões de marketing, solução dos problemas e até para abertura de novos caminhos e oportunidades. Quanto mais qualidade nas informações da pesquisa, menos chance de errar nas decisões a serem tomadas.

Não existem normas rígidas para dar início a um processo de investigação, a estratégia depende do qual é o interesse do investigador, aonde ele quer chegar com as informações obtidas; portanto a flexibilidade e a criatividade são características desse plano de pesquisa.

Para dar inicio a este trabalho existem algumas formas a serem seguidas e estas variam conforme o objetivo do pesquisador.

Métodos

Segundo Gil (2008), “Pode-se definir método como caminho para se chegar a determinado fim. E método científico como o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento” (p.8).

É o método que dá qualidade a pesquisa, portanto citamos alguns exemplos que podem ser utilizados:

Método dedutivo: Os fatos são analisados por deduções, de uma pesquisa genérica passa a ser particular, portanto é importante ressaltar, que deve haver um critério.

Método Indutivo: A partir de um levantamento particular, chega a determinadas conclusões gerais.

Método hipotético dedutivo: são elaboradas hipóteses que devem passar por um processo de testes para chegar a um resultado dedutivo, sendo assim, quanto mais testes menores serão as chances de erro.

Método dialético: Busca elementos conflitantes entre diversos assuntos para explicar uma nova situação decorrente deste conflito. Com geração de conflitos sempre se aprende com pontos de vista e ideias diferentes, o fim pode ser o mesmo.

Tipos de pesquisa

Para um único problema, podem existir diversas maneiras de se desenvolver a pesquisa, isso vai depender da sua natureza e a situação natural em que ele se encontra.

Partindo do ponto de vista da natureza do problema, temos a pesquisa básica que é apenas o levantamento de informações para conhecimento sem aplicações práticas e a pesquisa aplicada que objetiva a solução dos problemas, ou seja, é colocada em prática.

Se tratando da análise do problema, temos:

Pesquisa Quantitativa:Tudo que for quantificável, dados estatísticos, os números são transformados em informações. Hoje com a maneira rápida que se chega às informações, fica mais difícil de cometer erros grosseiros, o mais importante é que a busca esteja correta dentro do objetivo final.

Pesquisa Qualitativa: Neste tipo a pesquisa é descritiva, normalmente utilizada para tirar conclusões, são resultados estáticos.

Já quando passamos a pensar pelo viés técnico, temos:

Pesquisa Bibliográfica: Busca a solução de um problema a partir de conhecimentos teóricos, que irá contribuir para um determinado assunto.

Pesquisa Experimental: Analisa o problema e cria hipóteses para estudar seus fatores e variáveis.

Pesquisa Descritiva: Não tem intervenção do pesquisador. Esta tem como finalidade: observar, registrar e analisar. Exemplos deste tipo são as mercadológicas.

Pesquisa Exploratória: Precisa ter um envolvimento maior do pesquisador com o tema pesquisado, um aprofundamento no assunto. Esta estabelece métodos, critérios e técnicas para elaboração.

Concluímos aqui que, uma pesquisa bem feita pode trazer além de grandes negócios a uma empresa, melhorias para a sua marca, portfólio, dentre outras vantagens; Além de proteger o interesse e minimizar os riscos, o bom conteúdo pode salvar ou melhorar práticas da empresa, a deixando mais competitiva e menos vulnerável, sendo assim, é preciso saber o que perguntar, a quem perguntar e a que hora em que se deve perguntar.

Referências:

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.