Método de Destilação

Introdução


A remoção de um solvente, a purificação de um líquido é feita através de um método que chamamos de destilação, que também pode ser usado em outros processos.
Quando utilizamos este processo, o ponto de ebulição será a temperatura na qual a soma das pressões parciais dos vapores é similar a da atmosfera. "Conforme a lei de Dalton, a pressão total de vapor acima de uma mistura de duas fases é igual à soma da pressão de vapor de dois componentes puros individuais."
Porém o que nos interessa no momento é a Destilação por Arraste com Vapor, que significa a mistura de duas substâncias que não são dissolvidas em água: é a mistura de duas substâncias imiscíveis a água e compostos orgânicos.
Quanto aos óleos essenciais, neste caso as misturas são mais complexas, são definidos como produtos extraídos das partes da planta através da destilação por arraste com vapor d?água. Normalmente são encontrados nos caules e folhas.
Podem ser usados os métodos :
-Destilação por Arraste a Vapor direta
-Destilação por Arraste a Vapor indireta
A qualidade do óleo essencial é variável de um gênero a outro e/ou de uma espécie a outra, podendo-se encontrar vegetais que possuem essências quimicamente diferentes em várias de suas partes.
Os óleos essenciais são extraídos da planta normalmente por arraste de vapor (destilação) que passa através da planta que contem o óleo.


No caso da hortelã foi constatado que não existe óleo na superfície do vegetal, devido ao arraste por parte do vapor.
O óleo volátil dá hortelã, seu aroma característico contém 50 a 60% de mentol. Esta é provavelmente a parte mais importante do óleo de hortelã.
A Hortelã (Mentha piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções.
Hortellã "Herbácea perene de caule violáceo, folhas ovais e dentadas, com flores reunidas em espigas, de cor rosada ou lilás. Também conhecida como hortelã-de-cheiro, hortelã-de-folha-miúda, hortelã-de-tempero, hortelã-pimenta e menta."
Propriedades: Antifungica, antiinflamatória, analgésica, anestesica e antiespasmódica. Calmante e digestivo.
Principios Ativos: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros.
A Hortelã (Mentha piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções.

Objetivo
O presente trabalho da destilação por arraste com vapor tem como principal objetivo analisar a separação de óleos essenciais, e em nosso estudo o da hortelã.

Materiais e Métodos
(1.1) Os materiais necessários para o experimento foram:
-Bico de bussen
-Tela de amianto
-Termômetro isotérmico
-Tripé
-Termômetro
-3 provetas 50 ml
- Proveta 100 ml
- Erlemeyer 125 ml
-2 balões 500 ml
- Baqueta
-2 borrachas ( couro ) 1 com bico
-Pote de vidro
-Sistema de condensador
-Aquecedor
-2 tubos com 3 rolhas para condensar
-3 garras
-Elevador
-2 hastes
-Vareta comprida
-Condensador reto


(1.2) Procedimento Experimental
A destilação por arraste pode ser feita de duas maneiras:
Direta - quando a mistura de água e substância orgânica a serem destiladas são colocadas juntas no mesmo balão de destilação, neste caso o vapor é gerado in situ.
Indireta - quando o vapor é gerado em um frasco separado e passado através da mistura que se quer destilar, contida em outro balão.
No material utilizado mostra para este experimento a destilação indireta:



No experimento faremos a separação do óleo essencial da hortelã por meio de uma destilação por arraste.
Primeiramente montamos a aparelhagem para a destilação por arraste com vapor: balão com água que serve de gerador de vapor (no caso pegamos 2 balõe( A e B), condensador e erlemeyer para a coleta do destilado, em seguida colocamos no balão A 300 ml de água destilada, junto colocamos 6 pedrinhas de porcelana e no B colocamos 90 ml d água destilada e junto a hortelã, mais antes tivemos que pesar e o valor da pesagem foi 10.652g.

Resultados e Discussão

Durante o nosso experimento observamos e obtivemos alguns resultados, mais não foram suficientes para que o experimento fosse realizado de maneira correta. Descrevemos abaixo os principais resultados obtidos durante o procedimento.

Primeiramente tivemos 10.652 da pesagem da hortelã que foi colocado no balão B junto com a água destilada, em seguida no balão A, como colocamos 300 ml de água destilada junto com a 6 pedrinhas de porcelana que pegamos e mantivemos elas bem aquecidas com o uso da manta para a extração do óleo essencial do hortelã.
Com a experiência já pronta, colocamos num erlemeyer e tampamos com um plástico e deixamos 2 semanas no laboratório para ver se tinha formado o óleo essencial, mais o nosso experimento não foi suficiente para a formação do óleo essencial , apenas conseguimos que ficasse com o cheiro do hortelã, mais não o suficiente para a formação do óleo essencial.
No laboratório apenas um grupo conseguiu a formação certa do óleo que foi o grupo 1 que usou o cravo.
A destilação por arraste a vapor é composta da mistura de duas substâncias imiscíveis: componentes orgânicos e água (vapor).






Conclusão
O nosso experimento não teve a formação bem definida do óleo essencial da hortelã, mais foi possível analisar e perceber como proceder ao fazer a experiência da destilação por arraste com vapor.


ISABELA ARAÚJO
JUIZ DE FORA-08-12-2009