1 INTRODUÇÃO

Em tempos de alta competitividade, as empresas ou organizações tem buscado diferenciais, inovações e/ou serviços que as coloquem um passo à frente de seus concorrentes. Esse fator obriga as empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua.

Nesse artigo, objetiva-se enfatizar o aumento da competitividade e qualidade a partir da aplicação de dois instrumentos de pesquisa, o Grupo Focal e o Benchmarking. Ambos são instrumentos de gestão do conhecimento que permitem coletar dados ou informações valiosas para embasamento do planejamento e tomada de decisão.

De acordo com Dias (2000) os grupos focais, ou entrevistas de grupo focal têm sido empregados em pesquisasmercadológicas desde os anos 50. Em pesquisa realizada, o autor coloca uma série de aplicações e vantagens da utilização dessa técnica qualitativa de coleta de dados. Por exemplo:

  1. exploração de novos mercados, novas áreas do conhecimento ou de uma nova população, quando o pesquisador desconhece a linguagem mais adequada a ser utilizada ou o contexto do universo pesquisado;
  2. pode ser usado após uma pesquisa quantitativa, com intuito de esclarecer pontos ou resultados ainda obscuros para o pesquisador;
  3. pode ser utilizado na geração de novas ideias, novos conceitos, serviços ou produtos;
  4. tem sido empregado para identificar os motivos que levam os consumidores a escolherem uma marca e não outra, e como costumam utilizar um produto, por meio da experimentação concreta durantea discussão.

      Além da grande variedade de novos produtos e serviços o maior número de novidades não se deve às inovações e, sim, as comparações de processos e práticas com empresas líderes no seu segmento, ou seja, o Benchmarking (CUPULILLE, 2011). 

é um processo de aprendizado com os outros que tem como objetivo coletar informações necessárias para inovar e tornar a empresa mais competitiva no mercado que atua. Este processo permite a um gerente comparar a atuação da sua função com o desempenho das mesmas funções em outras empresas, através da coleta de informações e da pesquisa industrial. Ele também identifica as práticas gerenciais que a função deveria utilizar para conseguir superioridade (Idem, p.8). 

            De forma resumida, o Benchmarkingcompara produtos, serviços e métodos em empresas líderes; visa um desempenho maior em relação aos seus concorrentes, obtendo assim, vantagem competitiva e possibilita vantagens na utilização de melhores práticas em seus processos de trabalho, gerando condições de desenvolvimento das organizações.Já o grupo focal apresenta conceitos e etapas e elementos distintos, mas segue a mesma linha de objetivos, que é o aumento da competitividade e da melhoria constante de seus processos e serviços.