Introdução

Frente ao resultado da aplicação do projeto de extensão Resoluções de Problemas de Matemática, o qual tinha como objetivo geral a preparação dos alunos do ensino médio da escola estadual Marechal Rondon para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, 2010, surgiu a necessidade de rever o problema e aplicar o projeto no 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon. Apesar das dificuldades enfrentadas, o desenvolvimento do projeto possibilitou nos estudantes do ensino médio o interesse pelo ensino da Matemática e estimulou o interesse pelo aprimoramento do ensino da disciplina. E observando a prática pedagógica nas aulas de Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental, verifica-se que na maioria das vezes, os problemas não têm desempenhado seu verdadeiro papel no ensino. Analisando a real situação da Resolução de problemas em sala de aula, na escola Estadual Marechal Rondon no município de Tabatinga do Estado do Amazonas, buscou-se fazer esta pesquisa a fim de propor mudanças significativas na prática pedagógica com o objetivo de tornar a Resolução de Problemas uma alternativa metodológica no ensino da Matemática. A pesquisa abordará a resolução de problemas, investigando quais as estratégias que os alunos utilizam quando estão diante de situações problemas de seu cotidiano realmente desafiadores.
Segundo Dante (2000), os objetivos da RP que fazem dessa metodologia um importante método a ser usado na sala de aula pelo educador são: equipar o aluno com estratégias e procedimentos que auxiliam na análise e na solução de situações onde se procuram um ou mais elementos desconhecidos; fazer o pensar produtivamente; preparar o aluno para enfrentar situações novas; tornar as aulas de Matemática mais interessantes e desafiadoras; desenvolver o raciocínio lógico.
O objetivo deste trabalho ao enfocar a impo rtância da aplicação da metodologia do ensino da Matemática através da Resolução de Problemas refere-se a problemas que agucem a curiosidade do aluno em buscar estratégias para os resultados de forma a trazê-los a participar das aulas de Matemática e ver no conhecimento total relevância para sua vida. Abordar-se-á também a questão na concepção dos professores do Ensino Fundamental, buscando junto com eles meios para que se possa efetivar a uma nova proposta metodológica. Para Smole: "o aluno desenvolve seu raciocínio participando de atividades, agindo, refletindo sobre a realidade que o cerca, fazendo uso das informações que dispõe. (1992, P.9).

Materiais e Métodos

O trabalho traz uma pesquisa de campo, mostrando o desempenho dos alunos frente a problemas, identificando as estratégias que utilizam através da resolução de alguns problemas de seu cotidiano que sejam desafiadores, propostos pela pesquisadora, tendo como suporte teórico principal Dante (2000); Smole (2000); Polya (1995).
Através de um questionário aberto foi possível conhecer as dúvidas dos alunos e professores do Ensino Fundamental frente ao tema abordado, analisando a importância de uma prática pedagógica que dê prioridade à resolução de problemas.






Após a análise qualitativa e quantitativa das respostas, foi apresentada então uma proposta para que os professores possam assumir a resolução como uma alternativa metodológica do ensino da Matemática. E como auxílio para os professores, há sugestões de trabalhos com problemas resolvidos e problemas propostos, todos com método de resolução e suas respectivas e variadas soluções.
Essa proposta com sugestões práticas pretende auxiliar e instrumentalizar o professor para assumi-la de fato em sua atividade pedagógica e lembrando que todo método por mais simples que seja é essencial para a formação de cidadãos competentes para enfrentar a atual sociedade.

Discussão e Resultados

Observou-se através da análise das respostas dos alunos frente aos problemas apresentados no questionário que estes possuem dificuldades a encontrar estratégias adequadas para resolução, bem como de argumentar em defesa de sua solução, na coleta de dados do problema proposto. A partir daí surgiu então a necessidade urgente que se trabalhe com estes alunos sob um enfoque de uma abordagem diferenciada tendo como suporte metodológico principal, a resolução de problemas.
E decorrente desta análise surgiu a urgência de trabalhar os passos principais de como resolver um problema de matemática proposto por Dante (2000), pois foi possível perceber que os alunos ainda não adquiram esse método na resolução de problemas, recorrendo geralmente ao uso das operações matemáticas básicas, mesmo que estas não resolvam o problema. Os alunos, em sua maioria, apenas operam com os números encontrados no enunciado sem realmente compreendê-lo e interpretá-lo. Entretanto, ao fazer uso constante desta metodologia de resolução de problemas em sala de aula com os alunos, observou-se um grande avanço por parte de muitos deles no que diz respeito às coletas de dados da questão, às estratégias utilizadas para resolução, bem como a verificação de suas respostas, e principalmente na leitura e compreensão dos problemas propostos.
Desta forma, torna-se evidente a importância do trabalho com a resolução de problemas tendo como foco uma abordagem diferenciada, que leve os alunos a pensar nos problemas, e juntos discutirem nas estratégias que utilizarão e na verificação da solução encontrada. Como mostra no registro abaixo.





Percebeu-se que em relação aos professores, todos têm consciência da necessidade de corrigir esses questionamentos e que é necessário realizar este novo método, no entanto ressaltaram a falta de preparo teórico e prático para o trabalho com a resolução de problemas, necessitando horas disponíveis tanto para planejamento quanto para atendimento extra, que os auxilie para tal trabalho em sala de aula. Por isso, que para auxiliar os professores a assumirem o que foi proposto, foi elaborada junto com eles, uma proposta de como utilizar a resolução de problemas em sala de aula de maneira desafiadora, foi criado um material didático de sugestões de problemas que podem ser trabalhados em sala de aula com vistas a despertar nos alunos um fazer matemático impregnado pela curiosidade, pelo desafio da solução e pelas maneiras diversas de chegar às soluções dos problemas.

Considerações Finais

Para a melhora do ensino de Matemática uma alternativa metodológica eficiente é a Resolução de problemas, para isso vale ressaltar a responsabilidade do docente em adotar este método e abraçar a causa, causando a partir da resolução de problemas dúvidas em seus alunos a fim de desenvolver não somente o raciocínio lógico, mas também o pensamento crítico do aluno, para que ele possa pensar, refletir, ousar e criar estratégias de solução. Porém, é necessário que os professores adotem esta forma de trabalho em sala de aula.
Como auxílio para o desenvolvimento profissional a fim de mudanças significativas na prática pedagógica, destaca-se a importância de realizar um trabalho coletivo entre os professores do ensino fundamental e como também do ensino médio da escola estadual Marechal Rondon, projeto este que seria planejado e inserido no plano de curso de todos os docentes que ministram aula de Matemática.

Referências

DANTE, L. R. A didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2000.
POLYA, J. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências,1995.
SMOLE, K. C. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 1992.