Recentemente vivemos um quadro econômico na aviação que em alguns anos atrás não existia. A concorrência aumentou gradativamente com o surgimento de novas empresas aéreas no país, forçando as empresas que estão no topo, buscar novos caminhos de gestão para manter a liderança de mercado. Hoje as empresas nacionais de aviação utilizam alianças com empresas estrangeiras como forma de "dar um algo a mais" aos seus clientes e fortalecer a marca externamente. Algumas empresas com a finalidade de "agilizar" as manutenções corretivas e check em suas aeronaves, criaram os centros de manutenção, chamados de MRO. Nestes centros de manutenção, além de hangares para manutenção e substituição de componentes, existem as oficinas reparadoras que contribuem para reparar componentes que apresentem danos estruturais e materiais compostos, incluindo também, toda a parte de pintura, causados pelo uso da aeronave e também por danos acidentais como BIRD-strike, Blocos de gelo, chuva de granizo, e outros danos. Nestas oficinas, ocorriam grandes desperdícios, que impactavam na produtividade, controle e ambiente. Devido a alta rotatividade de componentes e de materiais consumíveis utilizados nas oficinas reparadoras, permitiu, através de estudos e ferramentas da qualidade e gerenciais, iniciar um projeto piloto para a implantação da metodologia LEAN. Logo no início a maior dificuldade encontrada foi a mudança cultural da empresa, devido os colaboradores ter em média mais de 8 anos de empresa, sendo necessário, uma força maior para garantir o envolvimento e a quebra de paradigma. Outro aspecto que causou certa dificuldade foi a maturidade da organização que é voltada paras as normas da aviação nacional e internacional, que difere do sistema de gestão da qualidade conhecida principalmente nas empresas seriadas.
Nestas oficinas foram adotadas as seguintes ferramentas LEAN: Mapeamento do Fluxo de valor, Kanban, Gestão Visual, Padronização, 5S e KPI´s. Estas ferramentas foram adaptadas para a área da aviação e o tempo de implantação do projeto durou cerca de 6 meses com ganhos absurdos de produtividade (40%), falta de materiais por transferências entre bases e alfândega (60%), Redução nas filas e/ou prateleiras (90%), redução do lead time dos componentes reparados, aumentou a auto-estima dos colaboradores da oficina e fortaleceu a imagem das oficinas que antes eram desconsideradas pela falta de organização e controle. Atualmente a oficina é considerada como padrão na organização e serve de modelo para outras oficinas da organização.

Relevância:
O trabalho foi contra os princípios LEAN conseguindo atingir as metas estabelecidas sem custo e sem a necessidade do envolvimento da alta direção, isto significa que, este trabalho foi abordado pela metodologia DOWN-TOP, mostrando que as pessoas podem se adaptar as mudanças mesmo não sendo impostas pela alta direção.


MATICLEAN Consultoria
[email protected]