FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIENCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL

Curso de pós Graduação em: Docência do Ensino Superior

Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Pólo: Teologia

Data de início: 20/ 03/ 13

Disciplina: Metodologia do Ensino Superior

Data de entrega: 06/05/13

 

 

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

A inclusão de uma nova disciplina para graduandos

 

      A preocupação por pessoas qualificadas para atuarem no ensino superior, desde sua formação no Brasil em 1930, suscitou a busca por aperfeiçoamento docente, especializações, pós-graduação, mestrados e doutorados (BERBEL, 1994, p. 19). No entanto, a preocupação por um aperfeiçoamento docente ficou para depois que os estudantes se formaram e muitos já atuando na área (1994, p 21). Por isso, se projetou a inclusão de uma nova disciplina para graduandos, com visão de uma preparação precoce dos futuros professores e profissionais.

     Metodologia do Ensino Superior é uma disciplina que não consta nos cursos de graduação. As universidades ao chegarem ao Brasil tinham o objetivo de modernização. Pois elas conforme Brandão, José Ernani de Aragão formam indivíduos “com autonomia suficiente para desenvolver uma identidade sólida e socialmente legitimada” (MOREIRA, 1997, p. 3). Berbel apresenta dois ensejos para essa questão, a capacitação dos profissionais da elite e a instrução cultural nacional (1994, 20). Ulteriormente, conforme pesquisas nem todos os estudantes que participam do ensino superior tem a pretensão de serem professores (BERBEL,1994, p. 34).

    O problema apresentado acima mostra algumas das dificuldades na inclusão dessa disciplina. Os últimos anos foram marcados pela expansão do ensino superior. De 50 universidades no Brasil em 1970 até 1980 foram contadas 110, uma aumento significativo para dez anos. Com a demanda crescente do ensino superior cresce o numero de professores. De modo que a metodologia do ensino superior surge da necessidade de professores qualificados, e aptos para contribuírem no ensino dentro das universidades. Conforme Anastasiou, o professor é “ um profissional que estuda e domina o conteúdo, com o compromisso de socializar esse conteúdo com seus alunos” (1998, p.77). A ação docente universitária deve levar o ensinar e o aprender como atitudes aplicáveis a vida (1998, p. 142). O conhecimento e a sua aplicação podem ser utilizados em todos os setores da vida. Ao mais, Alves enxerga a educação com a função de levar a liberdade às pessoas, a fim de “formar homens que construam uma sociedade democrática” (2004, p.70).

     Como apresentado, a pretensão pela docência não esta na mente de todos os  estudantes do ensino superior. A Metodologia do Ensino Superior enfrentou dificuldades para ser inserida, mesmo nas pós-graduações (BERBEL,1994, p35). Incluir ela nas graduações se torna mais polêmico.

     Contudo, é importante ressaltar que essa disciplina tem um valor significativo, não apenas aos que desejam ser docentes, mas a todos. O ato de ensinar não cabe apenas aos docentes, mas é uma responsabilidade dos pais, lideres, cidadãos comuns. Todos de alguma forma ensinam alguém, por gestos atitudes e comportamentos. De modo que Metodologia do Ensino Superior serve para crescimento de todos. No entanto, como na dificuldade que Berbel apresenta, entre o ser ou não obrigatória essa disciplina. Uma a opção viável para graduandos seria  colocar a disciplina como optativa. Levando em conta os que não desejam serem professores. Todavia, aos que almejam a função ao termino da graduação sairiam mais aptos ao ensino. Não que essa disciplina atribuísse a eles a liberdade para docência. Porém não seriam surpreendidos com uma matéria desconhecida para alguns.  E aos que não tinham interesse em exercer a função de docente, de inicio seria apresentada a disciplina. Mesmo assim, optando por não fazerem, não lhes seria outorgada a liberdade de não fazerem nada nesse período de aula. Do contrario, seria lhes atribuídas tarefas de reforço de outras disciplinas. Assim a Metodologia do Ensino Superior poderia entrar no currículo dos graduando, conferindo qualidade para os futuros docentes, e em alguns casos descobrindo novos talentos, além de trazer lições aplicáveis a vida de todos os cidadãos.

  

REFERÊNCIAS

 

ALVES, Vicente Paulo. A religião e o seu ensino: Prática de ensino e relação interpessoal com os alunos. Brasília: Universa,2004.

 ANASTASIOU, Léa da Graças Camargo. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria da pedagógica. Curitiba: IBEEX, 1998.

 BERBEL, Neusi Aparecida Novas. Metodologia do ensino superior: realidade e significado. Campinas: Papirus, 1994.

 MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnica e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.