METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA

Thiago B. Soares[1]

(Quando usar o artigo, lembre-se de citar a fonte)

[1] Doutorando (PPGL-UFSCar). E-mail: [email protected]

            Questionar, investigar e ampliar podem ser considerados portos em cujos pensamentos filosóficos precisam atracar, ou, antes disso, são atitudes fundamentais para todos os sujeitos, mormente, para aqueles que se interessam pela Filosofia. Desde os tempos antigos essas ações foram fontes valiosas para o desenvolvimento de todas as formas de conhecimento.

            “Seja a filosofia o que for, está presente em nosso mundo e a ele necessariamente se refere” (JASPER, 2011, p. 155), portanto, as atitudes filosóficas supracitadas são um meio de encontro com o mundo e o que nele há. Tendo isso em vista, “Pode-se considerar como decisiva a definição da filosofia: conhecimento por puros conceitos” (DELEUZE; GUATTARI, 2013, p. 13). Tal conhecimento não é senão a verdade. Essa da qual Platão (427 – 347 ac.)em “O Banquete” lembra enquanto o maior amor do filósofo. À verdade não se chega por outros meios diferentes das atitudes filosóficas, questionar, investigar e ampliar.

            Haja vista o que foi dito acima, todos os interessados na verdade aplicam tanto em seus estudos quanto em suas próprias vidas essas atitudes, de maneira a amplificá-las, mas sem perder do horizonte que “a verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra o infinito” (JASPER, 2011, p. 157). Assim, na trilha da verdade sobre qualquer que venha a ser o assunto, todos invariavelmente passamos pelo questionar, investigar e ampliar, sem nunca ter obtido uma certeza estática.

Quem se dedica à filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que diz, observa o que diz, observa o que faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade (ibidem).

            Sendo assim, questionar, investigar e ampliar, o maior incentivo para o emprego dessas ações se deve ao prazer intrínseco a elas, acrescido ao fato de que a independência intelectual só pode ser alcançada pela soma dos três verbos incessantemente. Nesse sentido, o estudo da Filosofia nos traz, entre outras coisas, métodos de aplicação de saberes na busca de conhecimento por via de atitudes filosóficas, quais sejam, questionar, investigar e ampliar.

Referências

JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. Trad. LeonidasHegenberg e Octanny Silveira da Mota.São Paulo: Cultrix, 2011.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O que é a filosofia. Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muñoz. – 3ª ed. – São Paulo: Editora 34, 2013.