MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.


A presente resenha vem enfatizar sobre Ciência, conhecimento científico e métodos. No primeiro capítulo será trabalhado somente ciência e conhecimento, e no segundo será trabalhado os métodos. Tendo portanto, 2 páginas textuais.
Este texto será enfatizado conforme dois capítulos um que fala sobre Ciência e conhecimento científico, e outro que fala sobre os métodos. O texto em si, começa falando de conhecimento científico, que se resume em quatro tipos de conhecimento, que são eles: Conhecimento popular: que é valorativo por excelência, pois se fundamentaliza numa operada com base em estados de ânimo e emoções. Conhecimento filosófico: que também é valorativo, porém faz uso de hipóteses, que não podem ser submetidas à observação. Conhecimento religioso: se apóia em doutrinas que contêm proposições sagradas, utilizando sempre a fé e acreditando no ato do nosso criador divino.Conhecimento científico: lida somente com ocorrências de fatos, sendo que não se prevalecem só da razão, mas também da experiência.
E logo em seguida fala-se do Conceito de ciência que entende-se por sistematização, afinal ciência prova a verdade sobre tudo que estuda, pois sempre tem um fato ou algum tipo de fenômeno a ser provado, sendo que existe ciência formal e factual. Porém no segundo capitulo fala-se somente de Métodos científicos, fala-se da utilização que a ciência faz através de alguns métodos.
Existem vários tipos de conhecimentos, conhecimentos que pode-se dizer que vem deste a antiguidade, e no meio de vários conhecimentos nem mesmo o nosso conhecimento religioso foi descartado, pois envolve a nossa fé, verdades e revelações da divindade do nosso criador.
Porém não da para falar de conhecimento sem envolve ciência, afinal pode-se dizer que ciência é uma sistematização de conhecimento que têm objetivos e funções. Objetivos que tem como função comprovar fatos verdadeiros.
E, no entanto para a ciência comprova que uma determinada coisa é um fato verdadeiro, a ciência precisa da utilização de métodos que evidenciam ou métodos que generalizam, pois nada pode ser descartado, tudo deve ser utilizado, e para utilizar vários métodos existentes devemos observar e agrupar, ou seja, armazenar todo e qualquer material, provas ou até mesmo fenômenos para pode se chegar a uma conclusão.
Então pode-se dizer que conhecimento é ciência, e que ciência precisa de métodos para provar que tudo o que foi estudado é verdade, ou seja, uma coisa se liga a outra.
Segundo as autoras Ciência, conhecimento científico e métodos servem para mostrar a pessoa humana o mundo das experiências culturais e sociais que vem desde a antiguidade até os nossos dias, porém no âmbito da cientificidade.
Recomenda-se a obra aos acadêmicos do curso de nutrição, professores e pesquisadores interessados a descobrirem as práxis textuais, em prol do social e da ciência a partir dos inúmeros épistemés.

A autora Marina de Andrade Marconi é graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística. É doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de França - UNESP. É professora concursada, tendo lecionado 16 anos na UNESP de França nos cursos de História e Serviço Social. É autora do livro Metodologia Científica para o curso de Direito e coautora de Antropologia: uma introdução, Metodologia Científica, Metodologia do Trabalho. Científico, Sociologia Geral e Técnicas de Pesquisa, publicados pela Atlas. Além desses livros é autora de garimpos e garimpeiros, Folclore do Café, Brinquedos Cantados, Artesanato, Linguagem e Folclore I, II e III.
Eva Maria Lakatos é graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Ciências, Doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi Vice-diretora. É Professora de Sociologia e Metodologia Científica em graduação e pós-graduação nessas mesmas instituições. E autora de Introdução à Sociologia da Administração e co-autora de Fundamentos de Metodologia Científica, Metodologia do Trabalho Científico, Sociologia Geral e Técnicas de Pesquisa, publicados pela Atlas.

Tailane Paz de Miranda, acadêmica do Curso de Nutrição, primeiro semestre, pelo Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior, Macapá, Amapá.