Teologia Contemporânea

Introdução

Neste pequeno artigo pretenderemos responder algumas questões dentro dos estudos de Teologia Contemporânea.

Questões e respostas

1 – A teologia latino-americana na libertação é reconhecida no mundo teológico pela atenção, reflexão e prática em temas ligados à pobreza e à opressão socioeconômica contra os excluídos. Para a elaboração de sua teologia, a teologia latino-americana na libertação segue um método o qual descreveremos, tanto como suas característica.

A elaboração da teologia latino-americana na libertação se dá através do método ver-julgar-e-agir, que tem como principal característica, a visão das possibilidades de transformação social e política, e tem o reino de Deus como referência básica, pois são tomadas as experiências bíblicas de libertação as quais são relidas e colocadas como base para a luta.

Em uma nova forma de ser igreja esta teologia se apóia na visão bíblica do Êxodo e da ação dos profetas bíblicos, e parte para busca de um mundo igualitário, participativo e firmado nos princípios da justiça social, visto que tal justiça sempre fora alvo tanto no êxodo, quanto nos profetas, devendo segundo esta teologia ser o principal alvo da igreja militante.

 Se contrapondo ao modelo social gerador de opressão e desigualdade, a teologia latino-americana na libertação procura combater tal modelo em sua tendência de ser excludente e concentrador de riquezas em poucas mãos e explorador de mão de obra em paises periféricos, e para tanto usa o confronto com as verdades bíblicas.

A compreensão da realidade por meio de mediações científicas, onde tal realidade é identificada em uma totalidade de compreensão, caracteriza o “ver”, após tal consciência da realidade segue-se um julgamento mediante a tradição bíblica, com destaque para o aspecto profético, caracterizando um “julgar”, e por fim a motivação para uma ação dentro de uma nova inserção dos cristãos, caracterizando o “agir”.

2 – A espiritualidade anunciada pela teologia latino-americana na libertação tem dois eixos centrais, a saber: o êxodo e a sabedoria. Como esses elementos influenciam a espiritualidade da teologia latino-americana na libertação?

O eixo do êxodo e a sabedoria influenciam a espiritualidade da teologia latino-americana na libertação, pela articulação com as questões que surgem da realidade social, para tanto este pensar teológico lança mão de uma formulação de normas bíblicas no intuito de se obter uma produção teológica que seja coerente com a nova realidade social e que tenha maior eficiência diante do quadro social que se apresenta.

Neste aspecto a espiritualidade ao receber tal influência, torna-se ativa para o processo de busca de respostas às questões prementes da situação vivida pela humanidade, tendo sempre a Bíblia, como fonte básica, e recorrendo a eventos passados ocorridos na história da igreja e também fatos ocorridos no mundo religioso e cultural e com isso pontua e define sua esfera de ação.

Uma vez coletadas tais informações que são se dão a partir da reflexão de cada pessoa ou grupo, onde se dá encontro entre a comunidade da fé e a mensagem bíblica, e são constituídas uma esfera de ação definida, a igreja tem diante de si todas as condições favoráveis para que tome decisões, consciente ou inconscientemente, ante as demandas surgidas pelo encontro com a mensagem cristã.

A norma bíblica do Êxodo contribui para a consciência da necessidade de uma tomada de posição, para uma ação libertadora e busca de saídas diante de um quadro de situação de degradação humana vivida em meio aos processos socioeconômicos do contexto de exclusão social próprio do sistema econômico neoliberal.

Já mediante uma necessidade de precaução diante o risco do imediatismo, pragmatismos e instrumentalizações sociopolíticas indevidas gerados pela pressão da responsabilidade social e política da fé cristã; a “sabedoria” bíblica nos conscientiza a “esperar”, pois apela para as dimensões profundas da existência humana. Sendo assim “êxodo e sabedoria” é um imperativo de “agir e aguardar”.

Leituras sugeridas

Almeida, João Ferreira de. Bíblia Sagrada - Revista e corrigida. Ed. 1995: São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. 1564p.

A Teologia Latino-Americana da Libertação. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19888/19888_5.PDF. Ultimo acesso em 12 de outubro de 2017.

SANCHES, REGINA DE CÁSSIA FERNANDES. UMA NOVA MANEIRA DE FAZER TEOLOGIA. Disponível em:  http://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/160915-m8s36N6YvXd3K.pdf. Ultimo acesso em 12 de outubro de 2017.

[1] Pastor, Teólogo e Psicopedagogo Institucional.