Faculdade Nossa Cidade - FNC

Curso: Administração de Empresas

Mariana de Godoy Castro

Orientador: Professor Lawton Benati

 

Método de Coleta de Dados

 

Podemos definir a coleta de dados como um meio pela qual a informação sobre as variáveis é coletada.

As variáveis de interesse no projeto de pesquisa podem ser medidas pelo mesmo tipo de instrumento.

Existe uma grande variedade de instrumentos que podem ser utilizados como questionários, escala de classificação, lista de verificação, termômetros e escala de pesos, etc.

Observe que a coleta e instrumentação de dados são dois processos diferentes: coleta de dados é o processo pelo qual a informação é armazenada, e instrumentação é o processo pelo qual as variáveis são medidas.

Para uma melhor definição dos métodos a utilizar em pesquisas, o pesquisador precisa conhecer a gama de métodos disponíveis, os diferentes tipos de dados que podem ser coletados, as diferentes fontes de dados e as diferentes formas de coleta-los.

Podemos citar quatro tipos de métodos utilizados para coletar dados:

Entrevistando – Uma pessoa treinada, na posição de entrevistador, faz perguntas relacionadas ao assunto de interesse, seguindo um plano de entrevista, outras pessoas na posição de entrevistados respondem essas perguntas, e suas respostas são previamente anotadas em um questionário especifico.

Administrando Instrumentos – Uma pessoa no papel de administrador, entrega questionários com algumas perguntas, para que as pessoas possam responder.

Observação – Uma pessoa ocupando um papel de observador assiste o outro (pessoa ou animal, etc.), e registra características da situação sobre um instrumento previamente preparado.

Busca de conhecimento em situações similares - Pode-se aprender muito com outra empresa, ao saber qual foi o procedimento utilizado para o lançamento de um produto parecido.

A simulação consiste na criação de um modelo computacional de uma situação parecida a aquela que deseja ganhar conhecimentos. Com um modelo construído e testado, o pesquisador poderá simular o resultado que obteria se determinadas decisões fossem tomadas.

Modelos de simulação mais sofisticados podem até indicar qual o melhor conjunto de decisões simuladas podem se tornar real e mais favorável ao resultado desejado.

Os dados de uma pesquisa podem ser classificados em dois grupos, os dados primários que são aqueles que foram coletados, estando ainda em posse dos pesquisados e tem o propósito de atender a necessidade da pesquisa em andamento.

E os dados secundários que são aqueles que foram coletados, tabulados, analisados para que possa ser colocada a disposição dos interessados.

Porem podem encontrar algumas desvantagens na coleta de dados secundários.

Os dados secundários foram coletados para fins diversos daqueles do problema em pauta, sua utilidade para solução deste pode ser limitada de varias maneiras importante, inclusive relevância e exatidão.

Os objetivos a natureza e os métodos usados para coletar os dados secundários podem não ser exatos ou podem não estar completamente atualizados ou confiáveis. Antes de usar dados secundários é importante avalia-lo a luz destes fatores, os quais serão discutidos em mais detalhe na seção a seguir.

 

Os dados secundários podem ser um meio imediato e econômico de descobrir informações preciosas sobre itens da pesquisa, desde que as informações venham de fontes confiáveis e oportunas.

Referência:

Malhotra, Naresh

Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada/Naresh Malhotra; trad. Nivaldo Montingelli Jr. e Alfredo Alves de Farias. 3. ed. -  Porto Alegre: Bookman, 2001.