São alcalóidescom alto poder estimulador do sistema nervoso central.

O tipo mais comum de metilxantinas é a:

Teofilina

É um dimetil-xantina e tem grande importância no tratamento da asma, na doença pulmonar obstrutiva crônica e tem função de estimular o sistema nervoso central (preparados contra constipação/resfriado).

Os seus efeitos são devidos à inibição da fosfodiesterase com aumento dos mediadores celulares cAMP e cGMP.A actividade broncodilatadora das xantinas é devida à inibição da acção das isoenzimas III e IV das fosfodiesterases, causando um aumento do AMPc intracelular no músculo liso das vias aéreas e da artéria pulmonar. Antagonistas dos receptores do neurotransmissor depressor adenina no cérebro. Esses efeitos podem ser benéficos ou adversos de acordo com o objetivo terapêutico ou do consumidor.

  • Gastrointestinais: estimulam a secreção de ácido e enzimas pelo estômago. Diarréia, vômitos, náuseas.
  • Renais: são diuréticos fracos.
  • Cardíacos: estimulam a contração, aumentam a taxa de batimentos. Em doses altas pode causar arritmias
  • Cerebrais: estimulação do córtex, aumento da vigília, menos fadiga. Ansiedade e tremores. Em doses altas, convulsões.
  • Musculares: relaxam o músculo liso dos brônquios; são estimulantes das contrações do músculo esquelético e cardíaco.
  • Pulmonares: são broncodilatadores, facilitam a respiração ao estimularem o diafragma, inibem a liberação de histamina.

Cafeína

É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. Ela esta presente sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.

Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central. Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.

Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.

Uma xícara média de café contém,cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão respiratória em conseqüência de intoxicação por drogas como morfina e barbitúricos. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.

Teobromina

Substância normalmente encontrada no fruto do Theobroma cacao, e por isso esse composto é normalmente encontrado no chocolate. Teobromina é um alcalóide primário achado no cacau e chocolate; chocolate contém 0.5-2.7% de teobromina (entretanto chocolate branco contém poucos vestígios).

Sugerida para o tratamento de edema (líquido excessivo em partes do corpo), ataques de angina sifilítica, e angina degenerativa. O Diário americano de Nutrição Clínica diz que a teobromina era uma vez usada como tratamento para outros problemas circulatórios inclusive arteriosclerose, certas doenças vasculares, de angina pectoris, e hipertensão.

Na medicina moderna, a teobromina é usada como um vasodilator (um alargador de vaso sanguíneo), uma ajuda para eliminar a urina e estimulante do coração. Além disso, o uso futuro de teobromina em campos de prevenção de câncer foi patenteado.

No fígado humano, a teobromina é metabolizada em metilxantina e subseqüentemente em ácido metilúrico.

A teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central e estimula o coração em um maior grau. Ainda que a teobromina não seja uma substância viciante, foi apontada como causadora do vício por chocolate. O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina: prazer induzido pelo hipotálamo, como o efeito da doçura de chocolate e natureza gordurosa, ou como o chocolate afeta os níveis de serotonina. Enquanto a serotonina tiver um efeito aprazível, em concentrações altas pode ser convertida à melatonina que em quantias grandes aumenta o apetite sexual.

Como é um estimulante do miocárdio, como também um vasodilator, aumenta as batidas do coração, contudo também dilata os vasos sanguíneos, enquanto diminui a pressão sanguínea. Porém, um recente artigo publicado sugere que a diminuição da pressão sanguínea pode ser causada através de flavanols. Além disso, seu efeito de drenagem permite isto ser usado para tratar falência cardíaca que pode ser causada por uma acumulação excessiva de fluido.

Teobromina pode causar insônia, tremores, inquietude, ansiedade, como também contribui para produção aumentada de urina. Efeitos colaterais adicionais incluem perda de apetite, náusea, e vômito.

 Anna Cristina Ribeiro Pereira Soares