MESMER E O ESPIRITISMO

 

Os fundamentos doutrinários do Espiritismo se alicerçam sobre:

1°. - A EXISTÊNCIA DE DEUS

2°. - A REENCARNAÇÃO OU PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

3°. - A LEI DA AÇÃO E REAÇÃO OU LEI DE JUSTIÇA OU DO KARMA

4°. - O CÓDIGO MORAL DE EVANGELHO DO CRISTO

 

Já no que diz respeito ao princípio material, ele é o elemento primitivo de onde derivam todos os demais elementos materiais do universo (tanto no Plano Material como no Plano Espiritual). Também chamado de Fluído Universal ou, em algumas obras, de Fluído Cósmico Universal. Se o Espírito deriva de um princípio (o princípio inteligente) e a natureza deriva de outro (o princípio material), o Espírito necessita então de um elemento intermediário que possa fazer a “ponte” entre os dois princípios: O chamado perispírito. O perispírito deriva do Princípio Material e das características materiais do local onde o Espírito se encontra. Ademais, como o Princípio Material é um elemento comum ao perispírito e à natureza, há a possibilidade de forte interação entre esses elementos, sendo este, flexível à impulsão do pensamento e da vontade (ação do Princípio Inteligente). Já o Fluído Vital é um fluído especial, que só existe nos seres orgânicos, que têm em si uma fonte de atividade íntima, que lhes dá a vida. A vida é um efeito devido à ação de um agente (Fluído Vital) sobre a matéria. O Fluído Vital tem sua origem no Princípio Material modificado, porém, ele sem a matéria não é vida (união dos dois – corpo orgânico e fluído vital). Embora o fluído vital seja semelhante e derivado do mesmo princípio para todos os seres orgânicos, sofre modificações segundo as espécies. Estranho observar que apesar do conhecimento dos conceitos acima por parte significativa dos praticantes da Doutrina Espírita, o Magnetismo seja, até os dias atuais, um “ilustre desconhecido” entre nós Espíritas !!!!

 

Kardec já nos alerta, no primeiro parágrafo da revista espírita de janeiro de 1858 onde diz.... "O que não se fez e disse contra o magnetismo animal! E, todavia, todos os raios que se lançaram contra ele, todas as armas com as quais o atingiram, mesmo o ridículo, enfraqueceram-se diante da realidade, e não serviram senão para colocá-lo mais e mais em evidência. É que o magnetismo é uma força natural, e que, diante das forças da natureza, o homem é um pigmeu semelhante a esses cãezinhos que ladram, inutilmente, contra o que os assusta." Em resumo, Mesmer desenvolveu, muitas décadas antes do surgimento do espiritismo, uma teoria que se fundamentava na existência de uma “energia” que fornecia a vitalidade dos organismos. A essa energia, deu o nome de “Magnetismo Animal”. Segundo Mesmer, através dele o “magnetizador” imprime a ação da vontade sobre o assistido, auxiliando-o a recuperar a saúde. Mesmer e seus discípulos curaram milhares de pessoas, em todas as classes sociais, fazendo com que a sua descoberta ganhasse um forte contorno de liberdade social. Esse fato se deveu à constatação de que, se estava cientificamente comprovado que todos os homens estão interligados pela energia vital, consequentemente, dependem uns dos outros. Isso era um forte instrumento social na busca da transformação do regime autoritário de então que culminou na Revolução Francesa. O marquês de Puységur, discípulo de Mesmer, por exemplo, foi um general francês que magnetizou uma árvore em frente à sua residência, por meio da qual curou milhares de camponeses. Puységur utilizou-se também do sonambulismo como um instrumento de diagnóstico. Contando com a sua facilidade para induzir seus pacientes ao estado sonambúlico, eles adquiriam a capacidade de emancipação do seu perispírito podendo assim observar o corpo humano “por dentro” e desta forma realizar diagnósticos de sua doença e de terceiros. Na questão 555 de “O livro dos espíritos”, Kardec esclarece que o Espiritismo e o Magnetismo formam uma única ciência, quando nos diz que: “O espiritismo e o magnetismo nos dão a chave de uma imensidade de fenômenos sobre os quais a ignorância teceu um sem-número de fábulas, em que os fatos se apresentam exagerados pela imaginação. O conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as idéias supersticiosas, o que está nas leis da natureza e que não passa de ridícula crendice.”

A cura pelo magnetismo animal reaviva a idéia da cura do povo pelo povo proposta por Jesus e pelos cristãos primitivos. Pense nisso !!!