A PIRARARA GIGANTE

ESTE CONTO FOI CONTADO PELO PESCADOR DOVAL, CEARENSE, MORADOR NO PARÁ HÁ 25 ANOS. AS MARCAS DA ORALIDADE FORAM TOTALMENTE PRESERVADAS.

“... se existe em cima desta terra, porque não existiria no fundo do mar, do rio, né...”

Da década de 60 conta-se uma história daqui de bem pertinho de Itaituba. A Petrobrás chegou aqui  para fazer exploração e uma pessoa, daqui da região, foi trabalhar com eles. Esta pessoa mora bem aqui no Tapacurazinho e nessa exploração o pessoal falava da lenda da cobra grande (aquele negócio todinho). Então falaram pra ele:

_ Olha existe aqui na região, um animal grande, na Ilha das Perdeneiras que fica aqui embaixo.

_ Então nós vamos mergulhar.

Aí foram, esta pessoa e o mergulhador. O mergulhador arreou lá no canal e desceram de vinte a trinta metros no fundo. Quando arrearam, que chegaram embaixo, andaram ainda alguns metros e avistaram a serpente, aquela coisa que eles nem sabiam o que era.                                       

 Então, era uma coisa, (que se existe em cima desta terra, porque não existiria no fundo do mar, do rio, né). Os dois aproximaram-se e bem pertinho puderam ver o que era. Era uma pirarara que existe aqui no fundo do Tapajós, né.

 Essa pirarara, eles calcularam, assim no olho, uns quarenta a quarenta e cinco metros de tamanho. Tem umas manchas pequenas, assim, do tamanho da pá de um remo e ouras maoirzinhas da largura assim de uma caixa d’água da COSANPA. Então se a cobra grande existe, também existe o peixe. A boca é do tamanho da boca de uma piraíba.

Eles se aproximaram ainda mais, e nela tocaram, constatando que era aquilo que eles estavam enxergando mesmo. Um pescador dizia que era uma cobra isso, outro pescador dizia que era uma cobra aquilo... mas o que estes encontraram lá era uma pirarara, né, aquele peixe, né.

 Ela fica parada no fundo d’água, quando aparece uma presa fácil ela parte para cima e atrai para comer. Como ela é muito grande, não tem agilidade, como uma pessoa aqui da terra que quando é gorda não tem agilidade como uma magrinha. Por isso, aquela pirarara tem muita dificuldade de se locomover, você pode chegar bem pertinho que ela não faz nada.

Atiana Gomes  e Mara Nascimento