Sei.

             Este modesto artigo pode ser classificado como ‘fatalista’. Eu, porém digo: as Leis – da Física, da Química, (...) – não descartam o Princípio Científico da ‘Reação’, por exemplo, nos ‘Movimentos’, nas ‘Ligações’, (...).

            As ‘tendências’ também sofrem os ‘respingos’ ou os reflexos, como queiram, dessa Lei! Os Caminhos ou as Tendências a que seguem a Humanidade tem sua contrapartida (consequências) no Tempo ou em Longo Prazo. Se segregarem princípios ou valores duradores, servem como alicerces do Desenvolvimento Humano real; por outro lado, se embasadas em ‘Efemeridades’, trazem as Frustrações, comuns nos dias atuais, por exemplo, as ‘derrocadas ou os ‘Crash’ na Economia de Regiões inteiras do Planeta, que vêm se repetindo com frequência nas últimas décadas!

               Muitas Virtudes já são raras num mundo onde o Capitalismo – diga-se, ‘Comércio’ – é a ‘palavra de Ordem’, que, como ‘vetor de Progresso Humano’ sempre, e continua sendo Discutível. Mais conduz ao Retrocesso; ao que Progresso do Homem! É bem Provável que a ‘tendência’ mais Letal, em se tratando da ‘continuidade’ da Civilização, seja transformar a ‘Economia’ como o ‘CÂNON’ da Humanidade nos dias atuais! Intrigante: a ‘MercadoLogia’ virou ‘MercadoMania’! As Teses... - pobres Teses. Pobres, mas não por falta de Embasamento; SIM por que servem tristemente como meras discussões Acadêmicas - que vão de encontro a Fatal tendência nada podem fazer frente a essa ‘Atração Compulsiva’ da MercadoMania! É tão forte; e ao mesmo tempo tanto Fatal quanto o é a atração da mariposa por uma lâmpada incandescente!

              A dificuldade de compreensão ‘no todo’, da presente conjectura é realmente limitada neste espaço. Mas tem por fim ‘induzir o Pensamento’. Como querendo ‘ressuscitar’ a Velha e Boa Maiêutica de Sócrates. Em outras palavras, Urge defender a Virtude das Virtudes, a saber ‘a Capacidade de Pensar, em especial quanto ao Senso de Parâmetro ou de Comparação – sendo que ‘Comparar é o limite da capacidade Humana no estabelecimento de juízos válidos! E, a Fatalidade, acima inferida, é que a MercadoMania vem roubando, num Processo Vorazmente Assustador A Virtude da Humanidade (Princípio Fundamental ou BASILAR de Julgar (ter Juízo ou o popular ‘Bom Senso’) para Discernir o essencial ou o que, em linguagem acessível, se diz ‘é ilegal; ou imoral’!). O Problema – e ponha Problema nisso, para a solução de continuidade do Gênero Humano – é que essa ‘Tendência’ Desumaniza a Humanidade! Ou seja: Rendeu (gerou dinheiro) vira ‘Legal’ de imediato! E se mostra mais Fatalista se considerarmos o lugar – ‘onde não deveria estar’ conforme evoca o Escritor Sacro (Mateus 24:15)! – em que esse ‘Abandono de Princípio’ do bom senso se manifesta! Quem diria, na ‘Fazenda Nacional’! Ora, uma Importação, por exemplo, pode ser denunciada ilegal; mas mesmo assim a ‘Arrecadação’ se apropria do Imposto! Aí, vem a pergunta: onde moraria atualmente o verdadeiro Princípio da ‘Legalidade’ – no caso Moral – que estabelece o Equilíbrio ‘Financeiro-Valores Humanos’?!

              Podemos resgatar o Postulado axiomático de séculos próximos passados, de René Descartes que “Cogita” sobre a curiosa Tese pela qual atribui a ‘Capacidade de Pensar’ Significando a Própria Existência: Penso, logo Existo (“Cogito, ergo sum)”. É uma questão de ‘Pensar’ isso tem ou não Fundamento! Para mim, por exemplo, tem um Fundamento Excelente para a continuação da Espécie como ser humano ‘de Fato Evoluído’! Considerando que é inócuo falar de ‘evolução’ enquanto que a Espécie se encontra mergulhada num mar de brutalidade! (É curioso que Até mesmo a Religião, um dos Pilares do Ser ou da Existência Humana (Cf. Gn 4:26), tem papel relativo diante no Processo de Resgate/Cura da Humanidade! Ou, depende muito ‘do se faz dela’! Por exemplo, Pilatos, ainda que muito criticado na História, mas no fim mostra-se ‘prudente’! Quem diria, o ‘indulto’ da História! Pois queria uma resposta para: ‘que fazer de Jesus, O Cristo’?! Em meio ao ‘mar de crítica’ a atitude daquele Governador, enfim uma virtude. Ele sabia que era necessário ‘saber o que fazer’ de algo ou de alguém, no caso, mesmo que Aquele fosse Sagrado! Também, nessa linha (de Pensar sobre a Utilidade do Sagrado), recuando seis (6) séculos na Linha do Tempo, vemos um Caso Inusitado dessa Evidência. O Profeta Jeremias Denuncia seu próprio Povo: “todo homem se embruteceu, e não tem Ciência (Jr 10:14; vide Oséias 4:6). Ou, perderam completamente o Discernimento de Causa! Curioso é que os Judeus possuíam o que havia de ‘mais avançado’ em termos de Religião! Mas, simplesmente ‘não souberam o que fazer daquilo’! Fato observado/ratificado por “Paulo” mais tarde (Rm 10:1 a 3). O Autor mais antigo chegou a fornecer detalhes! Registrou seu amanuense (Baruque): ‘porque sua imagem de fundição mentira é’! Mesmo assim ‘veneravam’ aquilo! Acho que - senão a totalidade – mas 99,99999999...% da humanidade já assistiu esse ‘mesmo filme’)!

              Em certo espectro de leitura sobre a ‘tentativa de entender’, por ex., pode-se ainda compreender muitas coisas que ocorrem no Universo em que insistimos viver. Sei que grande parte dos indivíduos atualmente já dizem a si mesmos ‘eu quero é viver’, ou seja, ‘nada de querer saber de ‘porquês’! E, veja que Dó: não podemos execrar quem diz isso! Porque ‘o Universo se apresenta cada vez mais Estranho’! Mas ainda insisto, provavelmente devido a minha inclinação à Filosofia, ‘encontrar Respostas para o Meio’. (Teorizo que esse Comportamento Inusitado ou ‘Instável’ do ‘Meio’ é uma Reação Óbvia às Agressões, tanto à nossa volta (Natureza ou Ambiente); e, pior, às Investidas contra ao ‘Todo Uno ou Universo’)!

              Reconheço que é ‘insistência’ querer saber, ainda que isso cause certo sofrimento; ou um dilema (se ‘escrever muito’, pode parecer pretensão em ‘tomar o tempo das pessoas’ - o que é possível somente aos ‘grandes Escritores’. Mas, de outro lado essas Evidências, que não se podem ignorar, envolvem ideias impossíveis de se expressar ‘em poucas linhas’). Por isso este rascunho pode até parecer ‘desconexo’.

             Mas, as ideias que aqui podem parecer generalistas demais ou superficiais, em nada infere falta de Entendimento, nem do leitor; nem do autor. Pois as Inferências remontam a um ‘acúmulo histórico’ que fica quase impossível relatar em poucas linhas.       

              Há fatos interessantes que evocam Vaticínios Antigos, como Um Profeta (Ezequiel – Cap. 23), Registrou na Antiguidadade sobre o processo assustador de deterioração que acomete nas Civilizações na Linha do Tempo! Na Ilustração daquele notável Autor, no que pese sua ‘antiguidade’, claramente se revela a intrigante Tese da Degeneração de passa de uma Civilização à Outra, partindo da mais antiga ou ‘de maior idade’, a outra (irmã) mais nova como representando um povo o9u Civilização mais recente! Pois a referida ‘Ilustração’ ou Tipificação fala de duas irmãs. ‘Oolá’ e ‘Oóliba’, respectivamente ‘a mais velha, e a mais nova. Delas, Aquele Autor refere: a filha mais nova ‘fez pior ou se comportou de forma mais reprovável que a mais velha (Vs. 5 e 11)’! Atribuindo que essas ‘irmãs, próximas, possam Significar inclusive ‘Civilizações’, antigas e recentes (novas), vem-nos o pensamento de que a “Deterioração Moral/Social” são mais graves nas Civilizações mais recentes na linha do Tempo! Visão essa que Contradiz o pensamento correntemente pragmático de que ‘a humanidade evoluiria’ no mesmo sentido da contagem cronológica do tempo (A Linha do Tempo ou ‘evolução com base passagem do Tempo)! Ou seja, enquanto se conceituam a Sociedade atual – conceito pragmático; mas não evidente ou não científico - como sendo ‘mais evoluída’ que as civilizações do Passado; aquele Vaticínio, já no século 6º (sexto) Antes de Cristo, Previa o contrário!

              E, num interessante nível de acerto prévio ou de ‘Puro Vaticínio’ quanto o Comportamento das civilizações posteriores, os séculos decorridos, de lá (séc. VI a.C) até nossos dias, a História tem se posicionado curiosamente ao Lado dessa Intrigante Previsão! A realidade nos nossos dias inclusive tem sido uma ‘agonia ideológica’. Apontando nossa lente para o séc. findo (XX) e o início do séc. que iniciou, hodiernamente assistimos essa Flagrante Contradição quanto ao Conceito de Evolução. FALA-SE em Sociedade evoluída; mas o que vemos é uma assustadora deterioração da Sociedade ‘mais recente da História (como no caso da ‘irmã mais nova do Livro Profético), a saber ‘a Civilização Contemporânea’! E tudo acontecendo diante de nossos olhos! Na prática, por exemplo, as barbáries dos Crimes de humanos contra humanos atualmente apontam Uma e perturbadora coincidência – em verdade uma evidência para quem olha ‘bem perto ou dentro da realidade real’ – de tal anacronismo ideológico é que ‘quando falam em evolução da espécie humana, exibem a figura de um símio! Daí vem de imediato a pergunta: afinal, o homem evoluiu ou regrediu na Linha do Tempo? O ‘olhar de perto’ referido acima significa ver o ‘o outro lado ou os bastidores’, o que está por detrás dessa ‘demonstração da evolução humana’! Pois a figura de um símio, sob os auspícios de evocar o ‘homem evoluído’, fixa na mente a identidade de um retrocesso na Linha do Tempo ou a ‘volta ao que, segundo a própria teoria, seria o estágio ‘sem evolução ou ‘não evoluído’ da Espécie! O gênero humano que antes era ‘humano’ agora começa a associar sua evolução à figura do que não evoluiu! Olhando ‘bem dentro’ as proporções ou desdobramentos/implicações segregadas nessa perturbadora incoerência, dá para se ter uma noção de que o Cumprimento da Profecia (de Ezequiel) quanto a Deterioração do Gênero chegou ao seu Ápice ou a uma ‘Dissociação’ em proporções diametrais como as posições de 90 e 270o da Circunferência! Ou seja, a humanidade se mostra muito distante, do outro lado! Ou: retroagiu para o ponto mais Primitivo de ‘ausência/falta de Civilização. Pais jogam filhos de altos andares de prédios; cônjuges retalham seus pares; (...)!

               É para poucos o domínio de expressões matemáticas que expressam o cálculo preciso da órbita de um elétron, da órbita precisa de um Planeta, (...). Mas, em nível de ‘noção’ vejo um Horizonte Possível de Cogitações Plausíveis, sem desmerecer outras Correntes. Acredito Piamente que há Um Fundamento para onde convergem a Concepção Original ou ‘do Início de Tudo’!

               Não por coincidência, Acredito, este Último Autor também faz parte do Cânon (Instrumento de Medida Antiga), Epíteto Este atribuído ao Conjunto de Livros que Reivindica Significado de “Livro da Medida das Nações, Povos ou Civilizações” ou Simplesmente “Cânon”!

                E, também, conjecturando sobre o Tal Vaticínio – a Assustadora Coincidência em nossos dias – lembrei-me de Livro que traz o Título bastante sugestivo “E AGORA, COMO VIVEREMOS?” que associa a Decadência da nação americana a um progressivo ‘afastamento ou desvio’ do Cânon, desde o século XX cujo desdobramento dos fatos se consumou no alvorecer do XXI! Não podemos discordar de quem vê nos Acontecimentos da História apenas ‘meras coincidências’. Mas vale lembrar que um Juízo ou Sentença se faz de fatos ou acontecimentos, não importando se ditos ou conceituados ‘evidências; ou coincidências’. Por exemplo, se um réu estava presente na ‘cena’ ou no ato, não importa alguém dizer que, ‘por coincidência’, aquele réu estava na cena do crime. Importa é que ele estava lá, e, portanto é fato ou ‘matéria’ parte do Juízo ou Sentença.

Armando.