Não é novidade que o mercado de tecnologia é um terreno extremamente dinâmico. Startups surgem a todo momento, e a web é tida hoje no mundo todo como uma terra de grandes oportunidades para jovens empresas. Não por acaso, novas companhias de crescimento vertiginoso surgem ao redor do globo todos os anos, permitindo que milhares de empresários e aventureiros façam fortunas. Mas a internet também proporciona boas oportunidades para empresas estabelecidas. O Mercado Livre, site de leilões líder na América Latina, é a maior prova disso.

 Em setembro de 2011, a empresa ficou em quarto lugar na lista de empresas de tecnologia que mais crescem em todo o mundo, um ranking elaborado pela revista americana Forbes. Há muitos indicadores que comprovam o sólido crescimento da companhia. Em toda América Latina, há mais de 50 milhões de usuários registrados - a maioria deles no Brasil, principal mercado da empresa. Em 2011, o faturamento do Mercado Livre bateu 217 milhões de dólares, um salto enorme se comparado a receitas do ano anterior, quando a empresa faturou 172 milhões de dólares. Com esse desempenho e crescimento de 33% em receitas em apenas um ano, o Mercado Livre se coloca a frente inclusive de empresas como a Apple, gigante de tecnologia do Vale do Silício, que alcançou o 21 lugar no ranking.

Muitos pensam que o Mercado Livre é uma empresa brasileira. Mas estes se confundem. A companhia foi fundada na Argentina em 1999 pelo empresário Marcos Galperin enquanto terminava um MBA em negócios na prestigiada Universidade Stanford, nos Estados Unidos. De início, o site dedicou-se apenas a leilões, da mesma maneira que o eBay, pioneiro no setor, fazia na época. Mais tarde, o site passou a funcionar como uma plataforma de compra e venda direta para o comércio eletrônico. Hoje, a companhia opera em 12 países, e tem mais de 1,3 mil funcionários.