O aquecimento do mercado imobiliário, ocasionado pelas melhores condições econômicas do país, alavanca indiretamente outros setores. Por exemplo, ao comprar uma casa em Curitiba, as pessoas não tem o hábito de colocar móveis velhos no novo lar. A mobília é trocada sempre que possível. Ou seja, a valorização do mercado imobiliário tem reflexo direto no consumo de móveis e decoração.

Com o mercado favorável, os eventos dessas áreas tornam-se uma ótima vitrine para o empresariado, que pode expor os produtos e tornar sua marca mais conhecida. É nesse intuito que entre os dias 14 e 23 de setembro acontece a Feira DecoreCom, a ser realizada no Parque Barigui em Curitiba. Os organizadores esperam 25 mil pessoas em contato com as novidades do setor, girando mais de R$30 milhões em negociações.

“Com o aumento da demanda, a produção cresce e a concorrência fica mais acirrada. Por isso, os empresário precisam buscar formas de mostrar os produtos para esses consumidores”, afirma Sonia Cardoso, organizadora do evento.

De acordo com as projeções, o mercado de móveis e decoração não tem o que temer em 2012. Os lançamentos de imóveis em Curitiba continuam em alta e a valorização dos imóveis novos deve ficar entre 10% e 15% ao ano.

Conforme a tendência nacional, a classe C lidera as compras de móveis nas lojas. A maioria dos consumidores compara os preços e parcela as compras no cartão. Destaque para os roupeiros, principalmente os que possuem porta de correr, que são os móveis mais vendidos no Brasil.