A partir de uma pesquisa bibliográfica e relatórios financeiros (Balanço e Demostração de Resultados) este trabalho compilou informações sobre ofertas públicas inicias e seus custos envolvidos, sistema financeiro e órgãos reguladores, bolsa de valores e um breve estudo comparativo entre o sistema financeiro Angolano e o Sistema financeiro Brasileiro, caracterização e estudo prático da Sonangol SA- empresa Angolana do ramo Petrolífero de capital fechado, Análise e apresentação dos resultados.

Análise e apresentação dos resultados da Sonangol SA, foi feita com base em quatro indicadores financeiro, a sitar: Análise de liquidez, índice de estrutura de capital, Índice de endividamento e índice de rentabilidade, a partir desses indicadores chegou-se a conclusão que a Sonangol tem estrutura e robustez financeira para abrir seu capital inicial ao público.

Palavras-chaves: Mercado financeiro, Abertura de capital, na Sonangol S.A

1 INTRODUÇÃO

Esta monografia é da autoria de Esdras Amos Tomé, aluno do curso de Administração, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tem como finalidades realizar um estudo de viabilidade de abertura de capital (IPO), na Sonangol – empresa do ramo petrolífero Angolano, e aperfeiçoar conhecimentos na área de finanças.

1.1Evolução histórica do assunto e sua Importância

A década de 80 representa o marco histórico do desenvolvimento do mercado financeiro internacional. Segundo Roberts (2000) entre os anos 1980 e 1990 presenciou-se o surgimento de um grande mercado financeiro global, que se subdividiu em: mercado Cambial, Empréstimos Bancários Internacionais, Títulos de Longo Prazo, Negociações Internacionais de Ações e Derivativos. A partir dessa década os mercados financeiros sofreram uma série de transformações, que se formaram principalmente sobre o então formulado sistema financeiro internacional, criado no início de 1971 na Conferência de Bretton Woods.

O acordo de Bretton Woods passou a ser um dos marcos na evolução do sistema financeiro global, representando assim uma forma de amadurecimento dos mercados financeiros e proporcionador de um processo de aprendizado.

A instabilidade aumentou com o primeiro choque do Petróleo em 1973, fazendo com que vários países adotassem políticas monetárias expansivas causando perdas monetárias expressivas e gerando fortes recessões. Estas crises estão relacionadas aos movimentos dos fluxos de capitais externos, o que em um primeiro momento veio a ser benéfico aos países receptores desses recursos, pois os mesmos podiam ser utilizados para reduzir déficits públicos.

Diante desse cenário os países passaram a atuar de maneira positiva, procedendo à liberalização e desregulamentação dos mercados. Dessa forma os controles passaram a ser indesejados devido ao poder do impacto no setor financeiro, e, com isso, com mais força os países desenvolvidos passaram a agir com favor da redução drástica de regras de regulamentação no sistema financeiro mundial.

Os fluxos financeiros internacionalizais atingem atualmente escala e escopo sem precedentes e crescem incessantemente resultando em liberação dos fluxos internacionais de capital, transações cambiais internacionais de capital – remoção de controles sobre movimentos financeiros transfronteiricios desregulamentação dos mercados financeiros, revolução tecnológica das comunicações, inovações financeiras –surgimento de novas oportunidades e novas negociações.

No Brasil esse período foi marcado no início dos anos 60 com a reestruturação do mercado financeiro dentre elas a lei n° 4537/64, que instituiu a correção monetária, a lei n° 4595/64 denominada lei da reforma bancaria que reformulou todo sistema nacional de intermediação financeira, criou o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central.

1.2Problemática e justificativa

O presente estudo decorre da situação que favorece o aumento promissor do número de empresas que estão realizando abertura de capital e a crescente importância que o mercado financeiro e de capital tem atingido no ambiente económico nacional Angolano. O número de estudos voltados para essa área vem elevando-se, vertiginosamente, impulsionando uma busca constante de informações pertinentes tanto para os acionistas e investidores, como para instituições e empresas que constituem o mercado financeiro nacional Angolano.

Em 1976, o decreto – lei n° 52/76 estabeleceu a Sonangol – Sociedade Nacional de Combustível de Angola como sendo uma estatal concessionária exclusiva para exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola. As suas atividades abrangem prospecção, pesquisa, desenvolvimento, comercialização, produção, armazenagem, transporte e refinação dos hidrocarbonetos e seus derivados. Atenta a novas oportunidades de negócios, a Sonangol cedo desenvolveu e criou parcerias que contribuíssem para o desenvolvimento e expansão da própria empresa.

Com características de uma campainha de economia mista, a Sonangol expandiu as suas áreas de atividade e atualmente é uma empresa multinacional, com filias ao redor do mundo como: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil, Venezuela, Estados Unidos da América, Portugal e Reino Unido. Sediada em Luanda, atualmente a Sonangol cresceu e tornou-se a empresa líder na distribuição de hidrocarbonetos e derivados no país, sendo a maior promotora do desenvolvimento social e de recursos humanos nacional.

De acordo com a Sonangol.co.ao configura-se que a Sonangol tem uma robustez financeira e indicadores operacionais eficiente ao ponto de emitir títulos financeiros no mercado de capitais, apresenta transparência na administração e, principalmente, no setor financeiro tendo os seus balanços e demonstrativos financeiros auditados.

Considerando estas condições pretende-se neste projeto responder as seguintes questõeso: A Sonangol reúne as condições para realizar o IPO? E que procedimentos deve adotar para realizar o IPO?

Este tema que culminara em projeto foi movido por um grande apreço em finanças, outrossim pelo anseio de alavancar o sistema financeiro Angolano, aprofundar e aperfeiçoar os conhecimentos na área de finanças para obter domínio e técnica.