A expectativa de crescimento no mercado de cervejas especiais de 13 vezes em dez anos se deve principalmente a dois fatores: as mudanças de hábito de consumo e o aumento da renda dos brasileiros. De acordo com o Sicobe, sistema de medição da Receita Federal, a produção total de cervejas no Brasil no ano de 2011 chegou a 13,3 bilhões de litros. Entretanto, segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), apenas 0,15% desse total são produtos produzidos por microcervejerias, estimando que esse valor suba para 2% nos próximos dez anos.

Festival de cervejas especiais Beer Experience

Atualmente o Brasil possui aproximadamente 200 microcervejarias, a maioria localizada nas regiões Sudeste e Sul. Cidades como Curitiba, no Paraná, e Ribeirão Preto e Piracicaba, em São Paulo, estão se tornando polos de produção das cervejas artesanais.

A capital paulista sediou, no início de novembro, o festival Beer Experience. Os 35 expositores presentes no evento tinham como objetivo atrair novos consumidores. "O que mais prejudica a cultura cervejeira no Brasil é a falta de conhecimento. O brasileiro conhece muito pouco sobre cerveja. Consome basicamente o tipo pilsen, que é apenas uma entre as cerca de 180 variedades existentes no mundo", explica André Cancegliero, responsável pelo festival.

Preço alto afasta consumidores das cervejas artesanais

Segundo a Abrabe, as microcervejarias são pequenas indústrias que têm processo de produção artesal, e em sua maioria são de origem familiar, com produção máxima de cinco milhões de litros por ano. As cervejas contêm 80% de malte e são fabricadas com ingredientes especiais.

Comparando com as cervajas pilsen, que são as mais consumidas no Brasil, as cervejas especiais possuem até 30% a mais de malte. A maior parte dos ingredientes usados para a fabricação, como o lúpulo, o fermento e o malte são importados, o que acaba elevando o valor final do produto. "Isso faz com que a cerveja artesanal seja de três a quatro vezes mais cara", calcula Cancegliero.