A evolução na comunicação nos trouxe instrumentos e meios fascinantes de interação.

Desde a invenção do telégrafo ao celular, sempre se procurou a maneira de tornar cada vez mais fácil e prática a forma como nos comunicamos, fazendo sempre com que as distâncias fossem cada vez menores e que a rapidez e agilidade se tornasse o grande alvo dos aparelhos de comunicação.

Atualmente, a forma mais popular, prática e ágil encontrada pelos jovens para se comunicar tem sido o Short Message Service, ou na sua livre tradução, Serviços de Mensagens Curtas, o SMS, como o mundo oi torpedo que oferece serviço de SMS grátis a seus usuários. Através dele você manda sua mensagem em até 121 caracteres.

Através dessas pequenas mensagens com textos curtos e muitas vezes cheios de símbolos, os adolescentes e jovens adultos passam seu recado em síntese, que rapidamente é recebido pelo destinatário tornando a comunicação direta e clara. Hoje em dia, os pacotes e serviços mais procurados em operadoras telefônicas têm sido os de SMS, e acredita-se que assim será por muito mais tempo.

Uma grande série de estudos acadêmicos já foi feita e mostra que a preferência pelos SMS chega a ser maior do que a interação pessoal, cara a cara, por telefone ou menos em e-mail e bate-papos de Internet. Apesar dos mais conservadores acreditarem que esse meio de comunicação traga algum dando social referente à fala ou à escrita, um estudo da Universidade de Coventry, no Reino Unido, mostra o lado bom desse serviço de Short Messages. O estudo indicou que jovens que se comunicam por textos que contém abreviações e símbolos nos SMS têm maior capacidade fonológica, e portanto, se saem melhor em leituras de textos.