Além do seu potencial de acessibilidade (ou seja, pode-se localizar e contatar um usuário em qualquer lugar, mesmo fora de sua residência), um marco diferencial da telefonia móvel (celular) e da tradicional (fixa) está na sua popularíssima capacidade de enviar e receber mensagem de texto. Desde o seu surgimento, na década de 80, esse serviço tornou-se divisor de águas nas novas formas de comunicação.

O Serviço de Mensagens Simples, o SMS (Short Message Service) é um serviço disponível em telefones celulares para o envio e recebimento de mensagens curtas.

Ele é popularmente conhecido como mensagem de texto e no Brasil, ganhou ainda um apelido bastante pertinente: Torpedo, graças à rapidez com que uma mensagem de texto entra no celular e pode ser lida e respondida. O SMS permite o envio de mensagens de até 160 caracteres.

O SMS foi inventado pelo finladês Matti Makkonen em 1985, em uma pizzaria de em Copenhagen, Finlândia, quando o engenheiro debatia com dois colegas. O serviço foi projetado originalmente como parte do GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis).

O primeiro torpedo SMS foi enviado de um computador comum para um telefone celular, através da rede GSM Vodafone, no dia 3 de dezembro de 1992, no Reino Unido. Antes, em 2008, Makkonen foi homenageado pela revista The Economist, com o Prêmio de Inovação pela paternidade do invento.

Desde a primeira mensagem de texto enviada (“Merry Christmas”) até 2010, seus criadores afirmam que foram enviadas 6,1 trilhões de mensagens SMS no mundo, o que se traduziria em 193000 SMS por segundo. É fato que o SMS tornou-se uma enorme indústria comercial, arrecadando U$ 114,6 bilhões.

Na atualidade, qualquer celular tem como serviço básico o envio e recebimento de mensagem de texto, tendo se expandido para inumeras variedades de redes, dentre elas a 3G e 4G.

Sua consolidação está no fato de que o SMS faz uso da rede de rádio de modo muito eficiente, podendo uma mensagem de texto ser enviada ou recebida a qualquer momento, mesmo se o aparelho estiver em uso, numa chamada, por exemplo. Isto porque, devido ao seu pequeno tamanho, não precisa ser atribuído a um canal de rádio para o usuário usar o SMS, como acontece com as chamadas telefônicas.

O sucesso do SMS impulsionou também o ressurgimento e/ou fortalecimento de tradicionais serviços de telemensagens e envio de mensagens de datas especiais, românticas ou de amizade, muitos deles enviado a partir de um site web para o numero de telefone celular desejado.

Você precisa fazer envio de SMS em massa acesse www.messagemidia.com.br