Instituto de Pós-Graduação Albert Einstein

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEMORIAL

ÉTICA, LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL

Aluno: Diego Aguiar de Vasconcelos

O campo da ética e fontes da regras, comportamento ético, liderança profissional e desenvolvimento interpessoal, o profissional suas idéias básicas e o exercício da profissão, pensamento de liderança, desenvolvimento de grupos de atuação e trabalho, diferenças do individuo e comunicação interpessoal.

Ética e o conjunto de conhecimentos que aplicados ao agir humano de forma consciente e deliberada, promove o processo de auto-educação visando à máxima realização do homem, o código de ética pode ser explicito ou implícito e, portanto, conjunto ou conjuntos de normas de conduta e que podem ser próprias a cada grupo ou categorias profissionais, o código ético dos médicos da imprensa escrita e outros, esse códigos tem como bases os valores, valores estes que permitem classificar o comportamento, as ações e as condutas dentro de uma escala de moralidade.

            As relações interpessoais referem se a constatação de que a produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência mas com a solidariedade de suas relações interpessoais, e também na necessidade de responsabilizar-se pela existência e manutenção do grupo, ao discorrer acerca da humanização no ambiente de trabalho aponta as relações interpessoais como um dos documentos que contribuem para formação do relacionamento real na organização, e mister observar a operação real da organização, aqui incluídas as relações interpessoais, que constituem a sua saivá vital, os elementos formais e informais integram-se para produzir o padrão real de relacionamento humano na organização como o trabalho e verdadeiramente executado e quais as regras comportamentais implícitas que governam os contatos e comunicações humanas a partir da qual os problemas de política de pessoal e de tomada de decisões podem ser compreendidos e tratados pelos administradores.

            A ética profissional da idéias básicas que norteiam o comportamento do profissional para com seus colegas de trabalho e sociedade (clientes consumidores e etc.), ou seja, um conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão, que são transcritos código da ética.

O código de ética profissional e um conjunto de normas e condutas a serem praticadas no exercício de qualquer profissão, ações reguladoras para a conduta profissional, respeitando seus semelhantes quando do exercício da sua função, o código de ética profissional oferece orientações, estabelecem diretrizes para um nível digno de conduta profissional.

Na maioria dos códigos de éticas profissionais constam os seguintes princípios, honestidade no trabalho, lealdade para com a empresa, respeito dignidade humana, segredo profissional, respeito hierárquico, observação as normas da empresa, respeito para com os colegas e etc.

Concluo que a ética, liderança e o desenvolvimento interpessoal formam um instrumento disciplinador do individuo para as relações sociais, as boas ações como forma de controle do comportamento humano, proporcionando um melhor convívio social e profissional.

ARAUJO, J. S. Como aplicar ética nos profissionais da educação – publico e privado. Porangatu, 2003 – V Congresso de Educadores da Universidade Estadual de Goiás – UEG / Unidade Universidade de Porangatu.

GIANESI, Irineu G. N. CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para satisfação do cliente: São Paulo: Atlas, 1966.

MACEDO, Luiz Carlos de: AVERSA, Marcelo Bertini, Pereira: MOYA, Renato; Renato; GALBETTI Rogério. Responsabilidade Social: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/projetosdepesquisa/0119.htm.

SOARES. Marcos. Atendimento com qualidade. http://www.newge-software.com.br