UNICEL – FACULDADE LITERATUS

CURSO DE PEDAGOGIA

MARINÊS CORREA

MICHEL ELOI

OZINEI DOS SANTOS CHAVES

SHIRLANEIDE DOS SANTOS

RAÍSSA MESQUITA

WELLEN CRISTINA

 

 

MEMORIAL DO PROJETO “COMPREENDENDO O CORPO HUMANO EM CINCO DIAS”

 

 

Memorial apresentado ao curso de Pedagogia – Faculdade Literatus da UNICEL como um dos pré-requisitos da AV2 parcial e para a conclusão da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências da turma 5PED1/11N sob a orientação da Prof0. Ronildo Oliveira.

Manaus – AM

2013

,

 DEDICATÓRIA

Este memorial é dedicado aos nossos filhos, nossos cônjuges, nossas mães, nossos pais que sempre acreditaram em nossos sonhos, como se deles fossem.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em especial a Deus pelo sustento, pela sabedoria, pela esperança e por sua proteção divina. Agradecemos a todos que participam deste projeto. Agradecemos ao professor Ronildo Oliveira pela sua sensibilidade e por depositar toda confiança para que esse projeto não fosse frustrado, e sim, concretizado com excelência.

EPÍGRAFE

"O propósito mais geral do ensino das Ciências deverá ser incentivar a emergência de uma cidadania esclarecida, capaz de usar os recursos intelectuais da Ciência para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do Homem como ser humano”. CARMO, 1991, p.146

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.............................................................................................07 1. O INÍCIO DE TUDO......................................................................................08                                                                                                2. DECISÕES E AS FUNCÕES DE CADA UM NO PROJETO........................09

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................10 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................14

 1. APRESENTAÇÃO

O grande desafio deste memorial foi repensar tudo que de fato aconteceu no desenrolar e na busca de um projeto voltado para o tema Corpo humano através da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências. Nessa perspectiva Filho; Santana; Campos (2011, p.2) nos garantem que “o ensino de Ciências com seus métodos, linguagem e conteúdos próprios, tem o objetivo de promover a formação integral do cidadão, como ser pensante e atuante, e como corresponsável pelos destinos da sociedade”. Neste trabalho registramos todas as contribuições que a Ciência relacionada ao assunto proporcionou a nossa formação. Logo, cada momento, cada encontro, cada desencontro, cada ideia voltada a este projeto contribui para trazer conhecimento, teoria, desenvolvimento de nossas capacidades e habilidades, e acima de tudo, práticas pedagógicas e metodologias tão importantes para a nossa formação.          

Este memorial representa um marco, uma história de vida repleta de concepções, de superações, de desejos, de angústias, de decepções, de luta e de conquista. Para a melhor compreensão, ele é dividido em duas partes. Na primeira parte, destaca trajetória vivida por esses autores com relação ao início de tudo, onde, quem, e como surgiu a ideia de construir o projeto “compreendendo o corpo humano em cinco dias”. A segunda parte refere-se às expectativas, o compromisso, as prioridades, as decisões e as funções que cada um iria desempenhar no decorrer de todo o trabalho.         

Em síntese, a obra trata de tudo que contribui para chegar aonde chegamos das nossas ideias e concepções, das minhas decepções, mas acima de tudo, da concretização do grande objetivo traçado há dias atrás e, que hoje é motivo de repensar e refletir acerca das coisas boas que aconteceram no decorrer da trajetória do projeto.

2. INÍCIO DE TUDO

Tudo iniciou no dia 18 de setembro de 2013 no tempo CD da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências, onde o professor Ronildo Oliveira após a adentrar a sala de aula começou a escrever no quadro brando um roteiro contendo os temas para o projeto de Ciências para toda turma. Confesso que ficamos muito preocupados, até porque nas semanas seguintes iniciaria o nosso estágio.

A preocupação aumentou quando feito o sorteio do dia da apresentação das equipes. Acredite! Fomos contemplados como a primeira equipe a apresentar-se no dia 09 de outubro de 2013. Confesso que neste dia não decidimos nada até então. Foram passando alguns dias e com esses dias nem se quer nenhuma ideia sobre o trabalho em questão.

Diante disso, foi feito um acordo que todos iriam pesquisar e trazer um material bibliográfico e referência sobre o assunto a ser tratado. Mas o Ozinei deu o pontapé inicial trazendo no dia 26 de setembro uma ideia muito boa da apresentação e das atividades que deveriam fazer parte das atividades práticas (jogos, dinâmica) do nosso tema.  

No decorrer dos dias não conseguimos nos reunir para tratar do trabalho. Iniciou o estágio supervisionado e com ele, o desgaste e a falta de tempo para tratarmos deste projeto.Com isso, foi se aproximando o dia de nossa apresentação e o trabalho ainda nem tinha sido iniciado, sentávamos para decidir como iriamos fazer, mas nada fluía no sentido de darmos o primeiro passo na busca de como faríamos este projeto.

Chega o dia 02 de outubro de 2013 e ainda não tínhamos iniciado e decidido o que fazer diante deste trabalho. Em consequência disso, tivemos a ideia de conversar com o professor das angústias,decepções, das tristezas e dos empecilhos da não apresentação do projeto devido a essas dificuldades apresentadas no inicio deste memorial e da questão do FEPETque iria acontecer nos dias 10 e 11 de outubro de 2013. Para nossa felicidade o professor usou de muita sensibilidade e decidiu alterar a data de nossa apresentação para o dia 16 deste mês.Confesso que ficamos muito aliviados, mas cientes da cobrança que o professor iria fazer e da responsabilidade de realizarmos uma apresentação de excelência devido ao maior tempo para nos prepararmos.

No dia 10 deste mês aproximadamente 30 minutos antes de começar o FEPET, o Ozinei, a Raíssa, a Shirlaneide e o Michel se reuniram para tratar das ideias que surgiram e decidir de que forma proceder para a elaboração e execução deste trabalho e os materiais necessários para a concretização do projeto. Neste dia iniciamos a parte introdutória, a divisão do tema para os demais componentes da equipe e decidimos provisoriamente as atividades práticas que serão desenvolvidas em sala de aula no dia da nossa apresentação tendo em vista que nem todos estavam presentes neste momento.   

3. DECISÕES E AS FUNÇÕES DE CADA UM NO PROJETO

Por incrível que pareça conseguimos pela primeira vez nos reunir no dia 11 de outubro de 2013 no horário de 17:50 até por volta das 18:30 na sala de aula o Ozinei, a Shirlaneide, Marinês, Raíssa, Michel, Wellen e iniciamos uma discussão sobre o trabalho e definir alguns detalhes sobre o projeto.  

Foi justamente neste dia que equipe decidiu os detalhes e as funções que cada um iria desempenhar na trajetória de todo o trabalho. Então, ficou acertado que o Ozinei iria se encarregar em produzir o Memorial e que também seria responsável pela a introdução e pela mediação das atividades que serão desenvolvidas no dia da apresentação. A Wellen encarregada de confeccionar o folder do trabalho. O Michel encarregado de digitar o conteúdo do projeto. A Raíssa, a Shirlaneide e Marinês encarregadas pelo roteiro de aula e pela confeccionar dos cartazes que serão utilizados.

Todos esses últimos terão a tarefa de mediar uma apresentação com relaçãoaos tipos de sistemas do corpo humano.   Quando decidimos toda a organização do assunto e do projeto levamos em consideração procedimentos que deverão ser seguidos, ou seja, um passo-a-passo do que será ministrado neste projeto.

Nesse sentido, este plano foi organizado em forma de um conteúdo procedimental e que segundo Zabala 1998: Um conteúdo procedimental – que inclui entre outras coisas as regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias, os procedimentos – é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo. (ZABALA, 1998, p.43)   O Michel no estado de concentração total observando o livro didático.   O Ozinei pegando um gancho nos livros de Ciências da Brinquedoteca e fazendo pose para a foto. ARaíssa admirada com as atividades práticas do livro didático.  

No dia 14 de outubro a shirlaneide, a Raíssa e a Marinês aproveitaram a aula da Professora da disciplina Prática da Creche ministrada na Brinquedoteca para enriquecer o nosso projeto.Tivemos que pegar uma carona do tempo da professora Cecy Valente para colher algumas informações sobre o corpo humano dos livros didáticos desta brinquedoteca.

Por incrível que pareça toda a equipe não conseguiu se reunir para tratar do projeto neste dia. Quando tivemos um tempinho para tratar do trabalho, o notebook do Ozinei não colaborou. E quando voltou a funcionar, acredite, ele estava cheio de vírus. Quando Ozinei passou os documentos do trabalho para os pendrives de todos componentes da equipe, os arquivos não abriam, estavam em forma de atalho. Dessa forma,o desespero tomou de conta da equipe. E um se perguntava para o outro, e agora o que vamos fazer? Mas como na vida sempre tem uma solução resolvemos que o Ozinei iria passar todo o material disponível do trabalho via e-mail para os integrantes. No outro dia conseguimos nos comunicar a respeito do trabalho.

O Ozinei conseguiu repassar o projeto pedagógico e o roteiro de aula para a Raíssa fazer os ajustes finais. A Wellen Cristina conseguiu se comunicar com a equipe e deixou claro que iria confeccionar o folder. Nós temos a confiança que este trabalho estará pronto nos mais tardar no final deste dia. Felizmente tivemos a notícia que tudo ocorreu da maneira que planejamos, e em fim, todo o projeto está pronto. Manaus, 16 de outubro de 2013.

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Confessmaos que diante de desse trabalho tivemos muita dificuldades de ideias, de comunicação, de decisão e de levantar a camisa deste projeto, mas que no decorrer dessa trajetória marcada por tantos empecilhos pudemos repensar e recordar os mais importantes e relevantes momentos que contribuíram para a concretização deste trabalho.

De tudo que foi organizado, pensado e decidido a maior lição é o compromisso que nós educadores em formação precisamos ter com a Educação e com os que o cercam. Esse projeto permitiu a importância de se ensinar ciências nas escolas, do papel do professor como mediador, do papel do aluno com agente do conhecimento, a compreensão da identidade do professor que se constrói a partir da significação, da revisão da profissão e também, da reafirmação de práticas significativas.

Diante disso, descobrir algumas verdades que mostraram a importância de ensinar Ciências de um modo criativo e estimulante. Até porque segundo Filho; Santana; Campos (2011) nos mostram que “a matéria de ciências é muito intrigante, estimuladora, inovadora e atrativa aos olhos das crianças”. Confessamos que algumas vezes deu vontade de desistir ou de fazer este trabalho de qualquer jeito. Mas algo nos impulsionou e nos levou a acreditar que este projeto se tornaria real.

Finalizamos este memorial com o trecho do livro Você é insubstituível de Augusto Cury: “Você nasceu vencedor. Hoje, vencedor não é deixar de cometer erros e falhas, mas reconhecer nossos limites e corrigir nossas rotas. Vencer é não desistir”.

 5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARMO, José Manuel do. As ciências no ciclo preparatório: formação de professores para um ensino integrador das perspectivas da ciência, do indivíduo e da sociedade. In: Ler Educação, n.5, maio/ago.1991.

CURY, Augusto Jorge. Você é insubstituível: este livro revela a sua biografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

FILHO, Arlindo Batista de Santana; SANTANA, José Robson Silva; CAMPOS, Thamyres Dayana. O ensino de Ciências Naturais nas Séries Inicia do Ensino Fundamental. V Colóquio “Internacional – ‘‘Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão-SE, 21 de setembro de 2011.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.