CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PORTARIA/MEC Nº 2560 DE 15/09/2006

 

 

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO

 

 

 

 

Jucilene Sanches Rodrigues Onetta

 

 

 

 

TITULO: Trajetória da Minha Formação Escolar

Resumo: Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória escolar até a presente data. Para elaborá-lo, levei em conta as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento dos meus trabalhos que aqui serão expostos. No decorrer de sua elaboração, procuro destacar os elementos correlacionados com o tema que proponho desenvolver nos meus estudos de graduação. Além de considerar este memorial um trabalho auto-avaliativo, acredito que ele será um instrumento confessional das minhas possibilidades de concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa intelectual de minha vida.

 

 

 

ITAITUBA-PA, Julho de 2014

I. IDENTIFICAÇÃO

 

1.1 Nome: Jucilene Sanches Rodrigues Onetta.

1.2 Formação atual: Graduanda do 8º Período de Pedagogia pela Faculdade de Itaituba-FAI

II. ENSINO FUNDAMENTAL

 

Nascida aos 10 de Junho de 1981, na cidade de Cametá, no Estado do Pará; filha de Manoel de Jesus Rodrigues e Maria Lairde Sanches Rodrigues, irmã de seis mulheres maravilhosas e dois irmãos lindos.   Chamam-me. Jucilene. Durante minha infância, até aos 7 anos, morei na minha cidade natal e quando completei 8 anos fomos morar em um sítio chamado Contramaré. Iniciei a primeira série. A escola ficava a 15 minutos de canoa, longe de casa e logo no segundo bimestre sofri um acidente ao atravessar o rio. Um barco entrou na nossa canoa e afundamos, perdendo nosso material escolar, minha irmã quase morreu afogada, nossa canoa foi para fundo e como consequência meus pais nos tiraram da escola.

No final deste mesmo ano fomos para Cachoeira Porteira, às margens do rio Trombetas onde passamos o ano de 1989 e por não ter escola na vila não estudei novamente. No ano de 1990, morando em uma reserva do IBAMA, chamado Lago do Sapucuá, ingressei no Ensino Fundamental com 9 anos, na Escola Municipal Macedônia Sapucuá. Nesse período, as creches não existiam na zona rural e as classes também eram multisseriadas e em 1998 concluí o Ensino Fundamental na Escola Municipal de 1º e 2º Grau e Médio Presidente Tancredo Neves na cidade Placas também no Estado do Pará. Nesse período a Lei de educação era a 5692/71 que dividia o ensino básico em 1º grau e 2º grau.

 

 

 

 

 

III. ENSINO MÉDIO

 

No prédio da Escola Municipal de 1º e 2º graus Presidente Tancredo Neves, no ano de 1999, emprestavam salas para a EEEM Benedito Correia de Sousa, onde iniciei o 2º grau que na época era o 1º ano do Magistério e cursei até o 2º ano. E no final do ano de 2000, mudamos para a cidade de Trairão, onde conheci meu esposo Anderson Paulo França Onetta. Nessa cidade casei e tive meu primeiro filho, e devido às funções domésticas parei de estudar para cuidar do meu lar. Muitas foram às barreiras para eu voltar a estudar e, somente em 2008 conclui o atual Ensino Médio. Neste período o ensino básico maior passou a vigorar com base na LDB 9394/96.

IV. GRADUAÇÃO

 

Ingressei em julho de 2011, no curso intervalar de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Itaituba-FAI, em Itaituba. O meu primeiro desafio na Graduação (janeiro-2011) foi deslocamento da área garimpeira a 500 quilômetros do município. Na época eu já era professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental. IÊDA Maria Gomes Barbalho no Estado do Pará. O segundo desafio foi a estadia, pois não tínhamos casa própria e ficávamos sempre na casa de conhecidos ou familiares, um constrangimento para ambas as partes.

V. ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Durante o 1º período de Pedagogia (janeiro-2011), o subprefeito, juntamente com a Secretaria de Educação do município, me convidou para atuar como professora responsável do Centro Municipal de Educação Infantil Ucholândia, localizado no distrito de Creporizão-PA. Trabalhei por dois anos como responsável e professora do centro de Educação Infantil e meu desafio maior no início era não ter conhecimento dos procedimentos pedagógicos legais para orientar as professoras que trabalhavam sob minha “gestão”, pois, eu também atuava como professora nos dois períodos de aula (manhã/tarde).

Durante o segundo período, na Instituição de Ensino Superior, recebi orientações dos colegas e dos meus professores sobre meus questionamentos a respeito dos desafios que eram muitos. Todavia, venci, não todos, mas para os quais busquei soluções fui atendida, mediante as aulas teóricas do curso. Quando ingressei no 4º período fui descontratada, pois, a política partidária que faz da educação brasileira uma barganha das politicagens sem respeito as diretrizes da Lei  9394/96, que disciplina a Educação, trocou-me por um de seus eleitores.

VI. ATIVIDADES PROFISSIONAIS ANTERIORES

 

2006/2009- Fui aprovada, em segundo lugar, no concurso público para Agente de Vigilância Sanitária, na cidade de Bonito, no Estado do Pará.

2008/2008-Fui convidada para trabalhar como professora do Jardim II na Escola Municipal Infantil Pequeno Príncipe, no Município de Trairão, Estado do Pará.

2009- Fui contratada para trabalhar como auxiliar de secretaria da EMEF. Ieda Maria Gomes Barbalho durante o período matutino e no período vespertino trabalhava como professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Município de Itaituba, Estado do Pará.

 

VII. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, CONGRESSOS E SEMINÁRIOS

 

2011- Participei da Ação da Cidadania e Meio Ambiente, na EMEF. Ieda Maria Gomes Barbalho em Creporizão Município de Itaituba Estado do Pará.

2014- Participei do Seminário: “Ensino, Pesquisa e Extenção no Universo Acadêmico” na condição de palestrante do tema: Educação Ambiental: Uma Proposta para Docentes do Ensino Superior da Faculdade de Itaituba –FAI no Município de Itaituba no Estado do Pará.

VIII. CAPACITAÇÃO EM CURSOS

2011- Participei e fui aprovada no Curso de Capacitação em LIBRAS pela Faculdade de Itaituba-FAI.

2011- Fui Aprovada no Curso de Extensão Universitária de História da América pela Faculdade de Itaituba-FAI.

2012- Fui aprovada no Curso de Educação Especial ministrado pela Instituição Cursos 24 Horas ( Empresa associada à ABED) [On-line] Disponivel em: http://www.cursos24horas.com.br.

2014- Fui aprovada no Curso de Gestão Escolar ministrado pela Instituição Curso 24 Horas ( Empresa associada à ABED). [On-line] Disponível em: http://www.cursos24horas.com.br.

IX. PRODUÇÃO DE ARTIGOS E TEXTOS EM SITES

 

2012- Publicação do artigo: “O valor da Rosa” [On-line] Disponível em: http://www.webartigos.com.br.

2012- Publicação do artigo: “Planejamento Educacional no Brasil” [On-line] Disponível em: http://www.webartigos.com.br.

2013- Publicação do artigo “O que é Educar” [On-line] Disponível em: http://webartigos.com.br.

2013- Publicação do artigo “Gestão Escolar” [On-line] Disponível em: http://www.webartigos.com.br.

X. Tema da Pesquisa em Graduação

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA RURAL DE ITAITUBA

 

Sabe-se que a educação rural é uma realidade caótica em vários aspectos decorrentes de fatores como distancia, transporte, estadia, alimentação e várias outras problemáticas que um educador enfrenta muitas vezes para aprender desenvolver, na prática, desafios que nem na teoria teve conhecimento.

A educação rural é um assunto que merece uma boa reflexão sobre toda a sua contextualização. Não é difícil encontrar professores ministrando aulas para turmas com diferentes séries, sem nenhum apoio pedagógico, sem equipamentos suficientes para desempenhar seu trabalho esforçado e desgastado pelas dificuldades enfrentadas e promessas que nunca são cumpridas.

Para tanto, a elaboração do projeto de TCC, procura identificar os desafios da docência em escola rurais do município de Itaituba-Pará, para se entender os motivos pelos quais são gerados os problemas relacionados a essa problemática para ajudar a amenizar esta situação, tão urgente de soluções.

 

Itaituba, 19 de julho de 2014

 

 

 

Jucilene Sanches Rodrigues Onetta