Cobra Milho

Ter um bicho de estimação para chamar de seu é tudo de bom, né? E quando esse bicho é exótico? O estranhamento na rua é a primeira impressão de quem se depara com um bicho nada convencional para se criar em casa. O segundo ponto é a pergunta chave: ‘Mas porque esse bicho e não um cachorro ou gato?’ Essa pergunta é de lei e uma série de questionamentos sobre como é? Como se cria? Como alimenta? E muitos porquês são expostos em conversas. E quando esse bicho é uma cobra? Aí o dono da serpente tem que literalmente rebolar para se esquivar de tantas perguntas.

Este post é para você que está em busca de um animal diferente para se criar e para você que ama serpentes e não tem o asco que a maioria das pessoas têm sobre esse bicho, que não vai retribuir seu carinho, mas pode se tornar um animal dócil e de fácil manipulação. Agora para ter uma cobra em casa o primeiro passo é procurar um animal que possa ser criado em casa, através de uma permissão, ou seja, um documento emitido pelo Ibama.

Para os iniciantes a melhor espécie de cobra para começar a criar em casa é a Cobra do Milho (Elaphe Guttata) pois é um réptil dócil e que aceita a manipulação. Também é uma cobra simples de criar já que não é preciso de preocupar com temperatura e umidade do loca e é facilmente alimentada com ratos mortos, evitando que ela mate a presa. Pode chegar até os 120 centímetros.

A Cobra Real Californiana (Lampropeltis Getula Californiae) possui quase as mesmas características da Cobra do Milho porém é ainda mais dócil. Também é resistente as mudanças de temperatura e é pequena mas pode ficar maior, com 150 centímetros.

A terceira opção é a Cobra Real Mexicana (Lampropeltis mexicana) é uma boa opção de serpente para se criar em casa porém não é de fácil manuseio já que tem o hábito de se enconder, ou seja, a interação com o dono não é 100%. Cresce pouco e pode chegar no máximo aos 90 centímetros e por isso é facilmente guardada por precisar de menos espaço. Para criar essa cobra é preciso preparar o aquário onde ficará com substrato de folhagens e madeira para que ela se esconda.

A cobra Falsa Coral (Lampropeltis triangulum) é uma linda serpente com enorme variação de cor e pode chegar até 2 metros. Tem hábitos noturnos e ficam super ativas a noite e calmas durante o dia. També, gostam de se enterrar e por isso precisam de atenção especial dos donos para quem a limpeza seja eficaz no recipiente que ela for ficar.

Talvez a mais famosa cobra para ser criada no Brasil é a jibóia que precisa de um espaço considerável para ficar e de um termostato com temperatura variando de 25ºC a 30ºC. Também precisa de substrato, mas dessa vez para reter fezes e urina. Não tem veneno porém sua mordida é muito dolorosa por conta do tamanho das presas.

As cobras se alimentam de animais vivos em seu habitat natural porém em criadores e como animal de estimação elas podem ser alimentadas com animais mortos, como é o caso de camundongos que já são vendidos mortos em pets. De início o instinto animal pode rejeitar essa alimentação já morta, porém com paciência e tempo, ela se adapta facilmente.