A hipertrofia muscular é o aumento de tamanho dos músculos em resposta ao exercício físico. Quando o músculo é exercitado regularmente, a mudança de PH e a tensão muscular geram estresse no referido músculo que responde a estas mudanças aumentando de tamanho.

A melhor forma para obter hipertrofia muscular é a musculação, entretanto é necessário que o treino seja acompanhado por uma dieta correta, do contrário o corpo poderá utilizar as proteínas do músculo para suprir as necessidades geradas pela musculação causando a perda de massa muscular.

hipertrofia muscular

O treino específico para ganhar massa muscular deve conter uma quantidade de repetições que refletem sua necessidade de ganho e o uso contínuo de força. Existem pesquisam que identificam que um menor número de repetições, em pessoas com dificuldades de ganhar massa, podem ter um efeito benéfico. A melhor prática é aprender a conhecer seu corpo e adaptar o treino a ele.

Quem busca o crescimento dos músculos deve estar extremamente atento também à dieta, que deve oferecer um bom suporte proteico além de uma quantidade controlada de calorias e gorduras que servirão para manter as reservas de energia do corpo e, desta forma, preservarão a massa muscular. A nutrição ideal ainda conta com a ingestão de vitaminas e minerais, principalmente o potássio, que irá funcionar na prevenção de cãibras. Existe no mercado uma variedade imensa de suplementos que podem auxiliar na manutenção da dieta.

Um elemento essencial para garantir os resultados desejados é o consumo regular e abundante de água. Por causa do suor, o corpo tende a se desidratar durante o exercício e a reidratação garante que as sínteses proteicas não sejam afetadas.

Em resumo, a maneira ideal de se atingir a hipertrofia muscular é uma combinação de exercícios bem escolhidos, dieta balanceada e hidratação constante. Caso esteja acima do peso é aconselhável primeiro utilizar seus esforços em um treino e alimentação visando o emagrecer com saúde.