Discruso do Rei

O melhor filme: a categoria mais cobiçada do Oscar, e, consequentemente muito esperada para o Oscar 2012. Por ser a mais importante da premiação, ela é a última a ser apresentada na grande noite de entrega das estatuetas douradas.  É sem dúvidas uma categoria que envolve os critérios de avaliação de todas as outras já apresentadas.

Não se sabe ao certo quais os critérios utilizados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, mas a escolha de candidatos indicados e vencedores está sob a responsabilidade de seus seis mil membros. Assim, cada um dos associados vota nos finalistas da categoria em que está inserido.  No entanto, é raro o vencedor não estar dentro do padrão, que consiste em: produção de alto nível, grandes orçamentos e longa duração.

O primeiro premiado como Melhor Filme da história do Oscar foi “Asas”, em 1929, o filme é mudo e foi elogiado por suas grandes cenas de combate aéreo, além disso, foi o primeiro filme com a cena de um beijo entre dois homens. Já o último, em 2011 foi “O Discurso do Rei”, como um filme que tem tudo exatamente em seu lugar, no entanto os críticos dizem que ele poderia ter sido mais ousado.

Para o Oscar de 2012, os nove indicados da categoria são os filmes: Cavalo de Guerra, O Artista, Os Descendentes, Histórias Cruzadas, Tão Forte e Tão Perto, A Invenção de Hugo Cabret, O Homem que Mudou o Jogo, Meia Noite em Paris e A Árvore da Vida.