No Oscar de 2012 a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante tem tanta importância para a premiação quanto outras categorias. Foi só a partir de 1936 que foram criadas as duas novas categorias: para Melhor Atriz e Ator coadjuvantes, e então novos critérios para definir quem poderia ser indicado à premiação de Melhor Atriz ou a Melhor Atriz Coadjuvante. No entanto, ainda hoje há certa confusão nas regras de distinção entre papéis principais e coadjuvantes.

A primeira atriz que recebeu o troféu da categoria foi Gale Sondergaad, em 1936, devido a sua atuação em “Adversidade”. Já em 1942, a atriz Agnes Moorehead, por exemplo, foi uma das indicadas a categoria por um papel coadjuvante pelo filme “Soberba”, pois um dos estúdios não acreditava que ela tinha potencial suficiente para ganhar o prêmio principal de Melhor Atriz.

O Oscar do ano de 1973 se destacou, pois teve a primeira criança a levar o prêmio para casa. A atriz Tatum O’Neal com apenas 10 anos recebeu a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Lua de Papel”. No último ano, em 2011 a ganhadora foi Melissa Leo por sua atuação em “O Vencedor”.

As indicadas à Melhor Atriz Coadjuvante do Oscar 2012 são: Melissa Mccarthy pelo filme Missão Madrinha de Casamento, Octavia Spencer por Histórias Cruzadas, Bérénice Bejo por O Artista, Janet Mcteer por Albert Nobbs e Jessica Chastain por Histórias Cruzadas. As favoritas, de acordo com pesquisas, são Octavia Spencer e Jessica Chastain que interpretaram personagens no mesmo filme, “Histórias Cruzadas”.