A categoria de Melhor Animação é mais recente e foi criada em 2002 pela Academia. Foi com o desenvolvimento de técnicas ao longo do tempo que esse tipo de longa-metragem se tornou o que é hoje e se viu a importância da criação dessa nova categoria. No primeiro ano foram mais de cem pessoas da área de animação e de outros setores da Academia que escolheram o primeiro grande vencedor. Para os últimos anos e para o Oscar de 2012, é uma categoria também muito esperada, principalmente pela grande quantidade de filmes de animação produzidos.

O vencedor do Oscar de Melhor Animação deste primeiro ano foi dos estúdios da Dreamworks, o filme “Shrek” que superou inclusive animações da Disney como o outro indicado “Monstros S.A.”. Já em 2008 quem levou a estatueta dourada foi a Pixar com “Ratatouille”, e nos três anos seguintes ela manteve sua posição na categoria e venceu com os filmes “Wall-E”, “Up – Altas Aventuras” e “Toy Story” respectivamente.

Em 2006, quem levou a estatueta dourada para casa foi uma animação dos estúdios ingleses Aardman com o filme “Wallace e Gromit – A Batalha dos Vegetais” com os mesmos personagens que ganharam o prêmio por um curta-metragem de animação em 1993.

Para o Oscar de 2012, os indicados são: Um Gato em Paris, Chico & Rita , Kung Fu Panda 2, Gato de Botas e Rango. Entretanto, os favoritos indicados em pesquisas são as animações “Rango” do estúdio Paramount Pictures e “O Gato de Botas” da Dreamworks, seguidos de “Kung Fu Panda 2” também da Dreamworks.