Pilhas e Baterias Com e Sem Destino, - Contaminando

Aqui está entre nós uma verdadeira cadeia de contaminação formada pela má administração dos metais que compõem as baterias e pilhas jogadas nas águas ou nos ambientes molhados e misturadas aos organismos vivos, que Brasil a fora, vão produzindo uma verdadeira cadeia de contaminação afetando nosso meio ambiente como um item a mais neste mundo de modernização em que a tecnologia sem querer vai também matando a ecologia.

Urge que alguém tome a frente para deter esse mal que aos pouco se alastra sem controle, em que as próprias empresas que produzem esses equipamentos deveriam tomar parte de um esquema de reciclagem ou mesmo investir e orientar para que o descartável produto alcance seu destino certo para não se tornar mais um item indesejado neste universo de poluição em que não nos apercebemos de nossa própria responsabilidade a espera das futuras gerações que diariamente brotam entre nós.

Os sérios prejuízos que esses produtos causam a saúde da população e ao meio ambiente são patentes aos olhos dos governos, do consumidor também do comerciante que deveriam estar de mãos dadas para buscar do Conselho Nacional do Meio Ambiente, ajudá-los no sentido de emitir orientação ou criar meios quanto a forma de dar destino a esses produtos, uma vez que a última resolução do referido conselho determina aos comerciantes que recolham esse indesejável material.

Os meios de comunicação dos governos devem estar atentos para uma melhor conscientização nas áreas rurais aonde pilhas são muito utilizadas pela população interiorana e esses materiais inadvertidamente são jogados nas áreas de plantio comprometendo a produção de alimentos e um profundo mal às futuras culturas.

Tenho tido conhecimento de que a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Ceará vem desenvolvendo um projeto de invejável estrutura que inclui um lindo e funcional coletor que já se encontra em funcionamento no hall principal da referida Instituição que deve servir de modelo para empresários inteligentes e de humana visão, que possam fazer valer esta brilhande idéia da Comissão de Meio Ambiente da casa legislativa, - idéia para se colocar em funcionamento dando também final destinação a esses perigosos e nocivos produtos.

Esses materiais estão tendo um triste destino para o eco sistema por estarem sendo depositados nos aterros qundo sua dispersão vai contra a capacidade de vida do próprio aterro sanitário que é de uma duração aproximada de cem anos.

Quando baterias ou pilhas são jogadas nas várzeas o prejuízo é grande porque vem comprometer tanto a terra quanto as águas devida a subida e descida das águas.

A população não sabe o que fazer no momento em que suas pilhas e baterias param de funcionar, e essa dúvida não sabemos quanto tempo vai perdurar na cabeça das pessoas que as consome, destinando sempre à lixeira mais próxima, o destino dessa bomba-relógio que matarão sem piedade nossas futuras gerações.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente determinou que até o ano de 2010 todo comercio de venda de baterias e pilhas obrigatoriamente deveria ter seu posto de coleta para receber os descartáveis produtos usados, não se vê por aí a fora essa prática, por isso louvo a atitude inteligente da Comissão de Meio Ambiente do Ceará, fazer de sua Assembleia Legislativa um ponto de coleta de pilhas, isso prova a criatividade dos que tiveram essa Idea, pois possivelmente despertarão os empresários de grandes tetos que acumulam nos bolsos de seus funcionários milhares de pilhas e baterias que lá estão esperando seu dia de descanso. ? O empresário sério e focado na idéia de preservação de nosso meio ambiente pode, quem sabe, absorver essa nobre atitude em transformar este ponto de coleta em milhares e milhares por todo esse país, levando sua marca sobre o coletor.