MEIO AMBIENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

* Discente da Graduaçãoem Educação Físicada Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

**  Pós Graduando em Gestão de Projetos Sociais e Vilas Olímpicas, bacharel em Administração e discente da Graduaçãoem Educação Físicada Universidade Castelo Branco (UCB/RJ)

** Ramdel Caldas

* Antony Menezes

* João Paulo das Neves

* Madelin Evelyn

RESUMO

Na atualidade, cada vez mais o Meio ambiente vem sendo analisado. De acordo com os Pcns a Escola deve tratar, de forma interdisciplinar, este tema. As aulas de Educação Física devem ser vista como uma ferramenta, para que de forma lúdica possa despertar a consciência de sustentabilidade ambiental nos alunos.  No campo foi observado que a Escola não utiliza uma metodologia interdisciplinar, para tratar do tema, ficando apenas a responsabilidade para as matérias Estudos Sociais e Ciências que de forma teórica tratam do assunto. Como solução para este problema diagnosticado, é indicado a revisão do PPP e a inclusão do tema referido. O 5º ano de acordo com Piaget é a faixa etária onde começa a despertar  a capacidade de abstração, com isso o professor pode utilizar ferramentas como o reaproveitamento, reciclagem, pode abordar o tema com jogos, piques, artes cênicas, a dança na escola, lembrando que o tema precisa ser tratado de forma interdisciplinar. Neste sentido as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar seus conhecimentos sobre Meio Ambiente para compreender sua realidade e atuar sobre ele com cidadania.

INTRODUÇÃO

O estudo de caso foi realizado numa escola da zona oeste do município do Rio e Janeiro com alunos do 5º ano do ensino fundamental e o tema foi meio ambiente nas aulas de Educação Física.

Na atualidade, cada vez mais o Meio ambiente vem sendo analisado e estudado por especialistas para garantir que nós homens não destruamos nosso Planeta. Este assunto tem tanta relevância que está sendo votado na câmara dos deputados neste momento o novo código florestal do Brasil.

 

O professor deve se manter sempre atualizado aos temas do momento e desenvolve-los junto aos alunos simultaneamente com a  prática, para construção de uma postura crítica diante da realidade e das informações veiculadas pela mídia. (PCNs, 1997 v. 9 p.30 )

 

 

REVISÃO LITERÁRIA

Os educadores devem colaborar com este assunto e isso deve ser feito dentro da escola tratando em conjunto com outras disciplinas o tema Meio Ambiente. De acordo com os Pcns a Escola deve tratar, de forma interdisciplinar, o tema transversal Meio Ambiente. As aulas de Educação Física devem ser vista como uma ferramenta, para que de forma lúdica possa despertar a consciência de sustentabilidade ambiental nos alunos. 

A Educação Ambiental precisa ser um processo contínuo pelo qual indivíduos e comunidades adquiram consciência do seu meio e aprendam os conhecimentos, os valores, as competências e a experiência que os capacitarão para atuar de forma individual e coletiva para evitar e solucionar problemas ambientais presente e futuros. (NOVA 1994 apud COSTA, GONÇALVES s/d p. 3)

No campo foi observado que a Escola não utiliza uma metodologia interdisciplinar, para tratar do tema transversal Meio Ambiente, ficando apenas a responsabilidade para as matérias Estudos Sociais e Ciências que de forma teórica tratam do assunto.

Foi identificado que a escola possui o Planejamento Político Pedagógico (PPP) específico para Educação Física, mas no mesmo não existe nada sobre o tema pesquisado, loco fica claro que a instituição pesquisada e o professor são ou estão omissos ao assunto.

Na escola, como dito acima, este tema precisa ser tratado de forma permanente e ao longo da vida, escolar e extra escolar. O tema precisa ter o caráter interdisciplinar e destacar a importância de uma participação ativa e global.

 

O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza. (JACOB 2011)

 

                                     

Vygotsky afirma a citação acima em um de seus conceitos o da Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que o ser humano consegue realizar sozinho e aquilo que, embora não consiga realizar sozinho, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. (WIKIPEDIA, s/d)

Como solução para este problema diagnosticado, é indicado a revisão do PPP e a inclusão do tema referido, para que não se peque por omissão e para que a escola possa efetivamente trabalhar mais firme neste assunto para auxiliar cada vez mais na construção da cidadania de seus alunos.

O professor de Educação Física poderá utilizar várias ferramentas para a abordagem do assunto.

Nas aulas de Educação Física os alunos desta faixa etária, praticam atividades com pequenos e grandes jogos, estafetas e piques, logo o professor deve criar variações nestes que venham torna-los, através das atitudes, gestos, objetivo final e durante a  atividade, maneiras que despertem o senso crítico sobre educação ambiental e utilização dos recursos naturais e isso pode começar até mesmo com o nome brincadeira.

De acordo com Piaget é nesta faixa etária que começa a despertar  a capacidade de abstração, com isso outra ferramenta a se utilizar é o tema do reaproveitamento e reciclagem. O professor deve levar e solicitar que os alunos levem para as aulas materiais como garrafa pet, meia e pano velho, jornal, entre outros e junto ao aluno construir o próprio material que será utilizado nas aulas.

O professor pode abordar o tema ainda de outra forma. As artes cênicas montando e ensaiando uma apresentação a cada trimestre ou  a cada semestre onde o tema seja o meio ambiente, pode utilizar a dança na escola, desenvolvendo uma coreografia para uma música por exemplo que trate de preservação, reciclagem ou do meio ambiente.

De um modo geral estas são algumas das ferramentas sugeridas para a inclusão do tema educação ambiental nas aulas de educação física, lembrando que o tema precisa ser tratado de forma interdisciplinar, ou seja, as matérias teóricas dadas em sala devem continuar sendo aplicadas, só que agora em conjunto com a Educação física para a construção de um conhecimento crítico, partindo da compreensão das relações homem vs homem, homem vs natureza, entendendo-se como os problemas ambientais foram surgindo ao longo da nossa existência e ressaltando a sua interferência brutal nos recursos ambientais, dando ênfase às conseqüências disso, para a comunidade planetária.

O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido afim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio  para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria...A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam sua vida, a da sua comunidade, a do seus país e do planeta...Neste sentido as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar seus conhecimentos sobre Meio Ambiente para compreender sua realidade e atuar sobre ele. (PCNs, 1997 v. 9 p. 47-48)

 

 

METODOLOGIA

 

A metodologia utilizada foi a de observação seguida por um questionamento oral de duas perguntas aos professores envolvidos

Primeiramente observamos 4 aulas de Ed. Física, o constatar que não abordava o tema transversal meio ambiente fomos até o professor e fizemos as seguintes perguntas:

Ao descobrir que o tema somente era tratado de forma teórica pelos professores de ciências e estudos sociais fizemos as mesmas perguntas a eles.

 

CONCLUSÃO

Concluímos que nós professores devemos estar atento a todos os aspectos em nossas aulas, nos atualizando dos temas tratados na sociedade na atualidade e preocupados para que nossos PPPs atendam realmente o que os Pcns solicitam. Devemos Utilizar toda ludicidade para sermos mediadores nas aulas levando sempre nossos alunos a um exercício de cidadania, para que se tornem pessoas capazes de conduzir suas decisões de forma correta, se tornando assim pessoas com maior capacidade de se deparar e ultrapassar as situações e obstáculos apresentados e muitas vezes impostos por nossa sociedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

BIJÓIAS, Maria. A influência das crianças nas marcas, S/D. Disponível em: <http://www.ruadireita.com/publicidade/info/a-influencia-das-criancas-nas-marcas/>. Acesso em: 9 out. 2010 às 22:30.

BIJÓIAS, Maria. A evolução da publicidade, S/D. Disponível em: <http://www.ruadireita.com/publicidade/info/a-evolucao-da-publicidade/>. Acesso em: 9 out. 2010 às 22:50.

FILHO, Elivazio Ferreira. A influência da publicidade na formação e na vontade do consumidor. Jus Vigilantibus, 12 out. 2006. Disponível em: < http://jusvi.com/artigos/22739>. Acessado em 15 out. 2010 às 18:00.

PEREIRA JR., Antônio Jorge. Impacto da violência midiática na formação da criança e do adolescente, 2008. Disponível em: <http//www.univforum.org>. Acessado 18 out. 2010 às 21:30.

OLIVEIRA, Paulo César de. Educação e emancipação: Revista eletrônica de filosofia volume 1 edição 1 2009. Disponível em:< http://www.theoria.com.br/edicao0109/Educacao_e_Amancipacao.pdf>. Acessado em 16 out. 2010 às 02:00.

SILVA, H. L. F. Indústria cultural e educação infantil: o papel da televisão. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003 on line (www.proec.ufg.br).Disponívelem:<http//www.proec.ufg.br/revista/infância/F cultura.html>. Acessado em 19 out. às 3:00.

MORA & RAICH, 1993. Body shape questionnaire. Disponível em:<www.forma-te.com/.../5786-bsq-body-shape-questionnaire.html>. Acessado em 2 nov. 2010 às 15:20.

MELO, Igor Alves de. As relações sócio-educativasentre a industrai cultural e a educação física no 2° segmento do ensino fundamental, 2006. Disponível em:<http//www.sanny.com.br>. Acessado em 20 out. 2010 às 16:00.

BASH. Body Shape Questionnaire, 1993. Disponível em: <http://psyctc.org/tools/bsq/translations/malay/BSQ_Translation_into_Malay_Language.pdf>. traduzido para o inglês em:< http://www.aedweb.org/AM/Template.cfm?Section=Research_Practice_Guidelines&Template=/CM/ContentDisplay.cfm&ContentID=1925>. Acessada em 2 nov. 2010 às 18:40.

 ADORNO, Theodor W.; HORKHEIER, Max. Almeida, Guido de Dialética do esclarecimento. São Paulo: Jorge Zahar, 1985. 224 p.

ARAUJO, Denise Castilhos de e SCHEMES, Claudia.  O corpo e a mídia: análise de uma campanha publicitária. Revista digital, Buenos Aires, 2008. Disponível em: <http://www.efdesportes.com> Acessado em 20 de nov. 2010.