MEIO AMBIENTE NA ESCOLA 

Raquel Drena da Silva Cardoso 1 

RESUMO: Este artigo tem como tema : “O Meio Ambiente na Escola”, o mesmo descreve o significado de Meio Ambiente na prática pedagógica e a contribuição do tema na formação do homem, através da reflexão sobre a importância do Meio Ambiente. A educação é o caminho para a transformação, assim encontra-se na mesma  a solução para a construção de valores, conhecimento, aprendizagem, transformando o indivíduo para que ele seja capaz de refletir sobre seus ações, com isso tornar-se mais consciente da importância do Meio Ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente. Prática pedagógica.  Educação.

 

ABSTRACT:  This article has as its theme: "The Environment at School", it describes the meaning of the Environment in teaching practice and the contribution of the topic in the formation of man, through reflection on the importance of the Environment. Education is the way to transformation, so is the same solution for the construction of values​​, knowledge, learning, transforming the individual to be able to reflect on their actions thereby become more aware of the importance the Environment.

KEYWORDS: Environment. Pedagogical practice. Education.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda como temática : “O Meio Ambiente na Escola”, que tem como objetivo descrever o significado de Meio Ambiente na prática pedagógica e a contribuição do tema na formação do homem, através da reflexão sobre a importância do Meio Ambiente.

A medida que o homem evolui foi retirando da natureza recursos para garantir a sua sobrevivência, explorando-os de forma incorreta. Diversos fatores contribuíram para degradação ambiental entre eles a tecnologia. Com isso surgem problemas para sociedade e economia, que despertam no homem a idéia de investir numa mudança de mentalidade, postura e hábitos.

Estudar meio ambiente é considerar a vida como fator que está em primeiro lugar durante a existência na Terra. A Educação Ambiental surgiu como um processo educativo, de formação da cidadania, mostrando que é preciso preservar e principalmente educar.

[...] o termo “meio ambiente" tem sido utilizado para indicar um “espaço” (com seus componentes bióticos e abióticos e suas interações) em que um ser vive e se desenvolve, trocando energia e interagindo com ele, sendo transformado e transformando-o. No caso do ser humano, ao espaço físico e biológico soma-se o “espaço” sociocultural. Interagindo com os elementos do seu ambiente, a humanidade provoca tipos de modificação que se transformam com o passar da história. E, ao transformar o ambiente, o homem também muda sua própria visão a respeito da natureza e do meio em que vive. (PCNs,2001,p.31-32).

A preservação do meio ambiente deixou de ser relacionada como assunto de poucas pessoas e está ocupando um espaço de grande discussão e debate pela sociedade como fator de muita importância e emergência, por ser de fundamental necessidade preservar o maior bem da vida.

O ser humano sempre utilizou os recursos naturais como fonte inesgotável, para satisfazer suas necessidades, porém esses recursos são limitados e estão sendo explorada de forma incorreta, comprometendo o futuro e destinos das próximas gerações, que também terão necessidade de utilizar esses recursos como fonte de subsistência. Diante da importância que tem esses recursos, o homem observou a urgência de preservar e dar mais ênfase no problema, tendo em vista o desenvolvimento social, econômico, cultural, ecológico e político.

A conscientização é o inicio para uma mudança de postura e comportamento, uma vez que valorizando, cuidando e respeitando esses recursos, será possível obter uma melhor qualidade de vida.

A legislação ambiental brasileira é uma das mais complexas do mundo, de difícil compreensão, essas leis podem garantir a preservação do patrimônio ambiental do país. Mas essas medidas não foram suficientes, a partir daí foi adicionado o tema meio ambiente no processo de educação.

A temática meio ambiente foi considerada um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborado e proposto pelo Ministério da Educação em 1997, que tem a intenção de tratar das questões que se refere ao meio ambiente.

O trabalho foi fundamentado nas obras dos seguintes autores: Berna,(2001); Costa (2004); Dias,(1994) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),2001.

Diante disso, espera-se que este trabalho enriqueça as discussões sobre meio ambiente, suas importância, valores que possam contribuir na prática pedagógica.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental surgiu como processo de identificação de valores relacionados com problemas ambientais que afetam a comunidade, onde a prática educacional é colocada como principal instrumento de conscientização da sociedade.

Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, essencial á sadia qualidade de vida , impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo  e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. (BERNA,2001,p.98)

A temática “Meio Ambiente” não esta ligada apenas aos recursos hídricos, a necessidade de preservação da água, das espécies, da flora e da fauna, a poluição dos rios; do ar, ao efeito estufa; aquecimento global, ao lixo doméstico; industrial; hospitalar; nuclear, esse tema relaciona-se principalmente com a educação, a tomada de consciência, o conhecimento, a compreensão, o respeito e a preocupação com as futuras gerações.

Com isso apresentam-se dois aspectos de grade importância para a relação entre sociedade e natureza, voltado para a conservação e a transformação. Na prática de conservação, a educação é direcionada para a necessidade de criar uma consciência ambiental que esteja em contato com a proteção das espécies, de recursos esgotáveis e não renováveis, para que aconteça um equilíbrio dos bens naturais. Essa prática de conservação preocupa-se com  impedimento da destruição da natureza e seus recursos, colocando a preservação como principal objetivo.

Na prática transformadora, a educação tem como objetivo a construção de uma sociedade consciente, capaz de transformar suas atitudes e responsabilidades, para a atuação na educação, sociedade, trabalho, que esteja em constante atenção com a sustentabilidade da vida, por tanto, essa pratica é muito importante na Educação Ambiental.

A Educação Ambiental trata-se do processo de aprendizagem e comunicação de problemas relacionados á interação dos homens com seu Ambiente natural. È o instrumento de formação de uma consciência por meio do conhecimento e da reflexão sobre a realidade ambiental. ( COSTA,2004,p.221).

A educação é fundamental no processo ensino-aprendizagem, responsável pela transformação social e criação do caráter do individuo.

A Educação Ambiental faz parte de um conjunto de valores, conceitos e recursos que possibilitam a construção de valores sociais, saberes e experiências, é uma prática de relação constante entre o homem e a natureza, os meios econômicos, políticos e culturais. 

 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN ´S) 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dar destaque, clareza necessária as questões ambientais, observando atentamente as realidades locais e sugere formas de introdução de Educação Ambiental nos currículos. O tema “Meio Ambiente”  esta inserido em todos os níveis de ensino formal numa relação de transversalidade, destinada á pratica educativa.

 [...] a principal função do trabalho com o Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. (PCNs,2001,p.29)

Os PCN ´s tem como meta principal a construção da cidadania  a igualdade de direitos entre os cidadãos, nesse contexto, a prática pedagógica do professor é colocada como instrumento de criatividade, modernidade e incentivo, onde existe a participação de professores e alunos.

Nas ultimas décadas do século passado, a temática ambiental começou a ser debatida com mais intensidade em todo o Planeta, ocupando um lugar de destaque, tendo em vista as profundas alterações que estão acontecendo na natureza, ocasionadas pela forma insustentável com que esses recursos vem sendo utilizados.

De qualquer forma, concorda-se que é fundamental a sociedade impor regras ao crescimento, á exploração e á distribuição dos recursos de modo a garantir as condições da vida no planeta. [...] Desenvolvimento sustentável foi definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. (PCNs, 2001,p.38)

O tema Meio ambiente é visto por alguns, como um assunto sem um espaço próprio por isso a necessidade de estar presente em todas as disciplinas, e por outros, é visto de maneira integradora, e por isso deve fazer parte de todas as disciplinas.

A inclusão da temática do Meio Ambiente como tema transversal no Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) é de grande importância. Os PCNs tem como objetivos principal orienta a elaboração e revisão dos currículos adotados nos ensinos fundamental e Médio no Brasil. Ele propõe uma abordagem transversal sobre o tema “Meio Ambiente”, ou seja que o tema não é de responsabilidade de uma disciplina, mas trata-se de um tema a ser contemplado pelas diversas áreas do conhecimento. Os PCNs recomendam aos professores a pesquisa para trabalhar em conjunto com os alunos.

De fato as mudanças devem começar dentro de cada um de nós. Após uma revisão de nossos hábitos, tendências e necessidades podem, de certa forma, através da adoção de novos comportamentos, dar a nossa contribuição para a diminuição da degradação ambiental e para a defesa e promoção da qualidade de vida. ( DIAS, 2004,p.328)

Diante disso, fica claro que a Educação Ambiental faz parte da proposta pedagógica concebida como nova orientação em educação por meio da conscientizarão da importância do Meio Ambiente.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Conclui-se que o tema “Meio Ambiente”  provoca bastantes discussões por ser uma temática problemática e de grande importância para a formação do indivíduo reflexivo e consciente, colocando em destaque o destino das atuais e futuras gerações.

A educação é o instrumento utilizado para formar uma sociedade mais justa, informada, compreensiva, conscientizada e comovente das questões ambientais, sendo a escola um lugar de desenvolvimento dessa pratica.

A Educação Ambiental tem que oferecer a todos a possibilidade de adquirir novos conhecimentos, interesse e atitudes para proteger e valorizar o meio ambiente. Porém, para que isso aconteça  é preciso que a escola não trabalhe somente com a teoria, é importante que o professor trabalhe de forma dinâmica, mostrando a realidade da sociedade.

Propõe-se que este artigo abra discussões e perspectivas para novas pesquisas e trabalhos, que contribua assim para o aprimoramento da pratica pedagógica e da Educação Ambiental.

4 REFERÊNCIAS 

BERNA, Vilmar. Como Fazer Educação Ambiental. São Paulo: Paulus,2001.

COSTA, M. V.O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP e

A, 1988.

DIAS, General Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia,2004.

MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde.3 ed. Brasília, 2001.