Há alguns anos a Praia de Pipa vem sofrendo com o crescimento desordenado, trazendo assim vários problemas como o manejo do lixo, já que a produção elevou-se bastante dos problemas que é gerado devido a ineficiente destinação dos resíduos não vão para em um aterro controlado. Além do lixo, a falta de regulação de alguns passeios, em destaques aqueles que levam para ver os golfinhos, tem apresentado uma forma predatória, já que os barcos e lanchas em muitos casos, correm atrás indiscriminadamente atrás destes mamíferos na ânsia de mostrar aos turistas esse animal que é um dos mascotes da praia de pipa. Esse assunto foi muito bem tratado pelo site Praia de Pipa .Org

A ineficiência da coleta e o comportamento de muitos turistas e dos próprios moradores fazem com que muito lixo se espalhe pela orla da praia, o que representa um verdadeiro perigo para a fauna local, em especial as tartarugas pentes que muitas vezes confundem pedaços de plásticos com águas vivas, que fazem parte de sua dieta alimentar. Não é raro ver pela orla da praia uma grande quantidade de lixo espalhados pela orla. Problema esse que se acentua nos finais de semana e em feriados e férias.

Outro problema é em relação à falta de regulação dos passeios de barco que navegam pela orla atrás de golfinhos. É claro que é muito importante a presença destes mamíferos, já que eles atraem muitos turistas, e acabam servindo de sustento para muitos trabalhadores, por isso a preservação destes animais é importante não só para o ecossistema local, mas também para o próprio desenvolvimento social da região. O que não deve ser feito é um passeio de modo predatório.

Como morador da Praia de Pipa acho importante a tornar público estas questões, para que causa uma reflexão tanto nos turistas que vêm visitar a região e também para os poderes públicos envolvidos.

É fundamental o desenvolvimento de um turismo sustentável para que a região possa ser preservada junto com sua fauna e flora assim continuar sendo um destino lembrado por todas as suas belezas naturais