O líder precisa mentir? E dizer meias verdades ou meias mentiras?

Mas o que são meias verdades e o que são meias mentiras?
Será que é como estar meio grávida?

Caro leitor, eu racionalmente não vejo como é possível se estar meio grávida, mas acredito que é possível se dizer meias verdades e meias mentiras. Não só acredito, como vou dar exemplos disso.


Mas antes de qualquer coisa, quero avisar que um líder jamais deve dizer meias mentiras, mas que é perfeitamente saudável ele dizer meias verdades em casos de extrema importância.


Dito isto, alguns de vocês me perguntariam: Ora Lucienne, mas isto não é a mesma coisa? Isto não depende do prisma de quem vê, como a história do copo meio cheio ou meio vazio? E eu lhes responderia: Ótima ponderação, mas eu afirmo que não; observe agora meus exemplos:


"Case" fictício da Empresa de Bolinhas Azuis


A Bolinhas Azuis estava em uma situação financeira delicada, com uma necessidade de demitir alguns colaboradores; diante de uma chance inédita, fechou um contrato bem maior do que sua capacidade atual de produção. O gerente comercial ficou alucinado diante da oportunidade que lhe aparecia à frente. Levou a questão ao gerente da produção que ficou enlouquecido com a ousadia. Resumindo a estória, os dois foram parar na frente do presidente, que também é o proprietário das Bolinhas Azuis.


Este definiu a questão da seguinte maneira:

Gerente Comercial: parcele os prazos de entrega;

Gerente da Produção: produza nos prazos determinados. Contrate temporários, autorize horas extras e cancele as férias programadas.


Exemplo 1: Meia mentira

O gerente da produção fala para um colaborador que estava com férias programadas: Marcelo, você é um dos melhores profissionais que temos aqui, e estamos pensando em você para uma promoção. Acabamos de fechar um ótimo negócio, mas precisamos de todos aqui para atender a esta produção. Você estava com férias marcadas e ia se casar; neste momento não há como ninguém sair, sendo assim, você vai nos ajudar na produção e eu vou providenciar sua promoção o quanto antes.

Caro leitor, o gerente não tinha permissão para prometer uma promoção, foi autorizado apenas o pagamento de horas extras e a contratação de temporários. Sendo assim, ele disse uma meia mentira que poderá trazer frustrações irreversíveis, e isto acontece com bastante frequência no dia a dia profissional. Além de neste caso, parecer-me chantagem.


Exemplo 2: Meia verdade

Gerente da produção fala para todos os colaboradores: pessoal, tenho ótimas notícias. Fechamos um negócio espetacular e além de não demitirmos ninguém, pois isto estava em nossos planos, vamos aumentar a produção e pagar horas extras para todos.

Neste caso, ele omitiu sua necessidade de contratar alguns temporários para ajudar; então disse “meia verdade”. As consequências aqui são pequenas, ele utilizou a estratégia de não revelar neste momento, as novas contratações, para não causar medos ou frustrações.


Vamos finalizar esta questão, lembrando sobre a importância que o líder deve dar a transparência e utilizar estes recursos apenas em caso de extrema necessidade.



Lucienne Baldez (ALLVO DTC)


Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: [email protected]


Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC em eventos.allvodtc.com.br - Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases empresariais" utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.