Meditando na Bíblia Sagrada

Muitos, infelizmente, vêem a Bíblia apenas como uma obra literária e não como a Palavra de Deus. Outros acreditam que a Bíblia é inspirada, por conter a Palavra de Deus juntamente com mitos, erros e lendas. A própria Bíblia esclarece que ela não é simplesmente uma literatura inspirada como os livros de Shakespear, Milton, Homero ou registro falível das palavras de Deus, mas que é a infalível Palavra de Deus. "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa..." (IITm.3:16).
A palavra "inspirada", no grego "THEOPNEUSTOS" usada no texto de II Timóteo 3:16 significa literalmente "DEUS SOPROU". Assim sendo, "TODA ESCRITURA FOI SOPRADA POR DEUS" sobre os Escritores Sagrados. Pedro revelou-nos que a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pd.2:21). Isto confirma que os Escritores foram movidos por Deus para escrever aquilo que Ele queria. Se Deus inspirou os Escritos, concluímos certamente que são perfeitos e infalíveis. Neste Livro inspirado, a Bíblia, podemos ouvir a voz de Deus falar conosco todos os dias pelas manhãs. O Senhor nos ordena por meio do profeta Isaías: "Buscai no Livro do Senhor e lede..." (Is.34:16). Que Livro há que tenha tamanha inspiração para ser chamado "o Livro do Senhor?" O único que reivindica para si tal inspiração é a Bíblia Sagrada. Nela encontramos o ressoar da voz do Espírito do Senhor, e por meio dos seus textos somos conduzidos dentro dos parâmetros da vontade de Deus. Quem despreza este precioso Livro está desprezando a voz e a vontade de Deus para sua vida. Gosto muito de Tertuliano, um cristão do IV século, quando ele dizia que somente o que estava escrito nas Escrituras era útil, e que os Escritos Sagrados eram a própria voz de Deus falando conosco.
Quero contar-lhe uma expreciencia que aconteceu comigo há 22 anos quando eu era missionário no bairro de S. Jose III periferia de Manaus: Em 1989 Encontrava-me prostrado orando e jejuando no auditório da Igreja Batista Nova Canaã, onde trabalhava como missionário, passei três horas e meia pedindo para o Senhor falar comigo. Após a oração o Espírito do Santo falou em meu coração: "Olha para a tua Bíblia". Quando olhei, a vi aberta sobre o banco, então, Deus falou comigo novamente dizendo: "Ouça a minha Palavra". A Bíblia estava aberta na Epistola de Filipenses capítulo 4, até hoje não sei se foi um anjo ou se foi o próprio Deus que abriu-a nesse capítulo! Assim que comecei a ler o texto, vi, em visão, um fogo amarelo e azul sublinhando o versículo 13. Deus me fortaleceu neste pequeno verso: "Tudo posso naquele que me fortalece". Nesse ano fui revestido da força do Senhor e consegui grandes vitórias na minha vida pessoal e ministerial. Dentro de 29 dias, após esta apoteótica experiência, 75 pessoas foram salvas e 100 foram Batizadas no Espírito Santo! O mais interessante é que um irmão, membro da igreja, disse-me com os olhos lagrimejando: "Fazia anos que não havia um Batismo no Espírito Santo nesta igreja!". Irmãos, leiamos e meditemos constantemente na Palavra do Senhor, porque Ele fala conosco por meio dela de modo extraordinário! (Is.34:15).

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]