É possível obter resultados precisos com os medidores de pH, salinidade e condutividade

Para saber a qualidade e informações referentes à acidez, salinidade, condutividade, temperatura e pH dos líquidos são utilizados aparelhos especiais como o medidor de ph, ou pHmetro, que realiza uma leitura precisa do nível de pH. Os medidores de pH são comumente utilizados na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros.

No caso do medidor de ph especificamente é possível obter resultados precisos, mas para isso se faz necessário regular o aparelho corretamente, assim como, é importante prestar atenção em outros detalhes, como evitar sujeira e contaminações e saber que fatores como a temperatura, salinidade entre outros, podem interferir na exatidão dos resultados obtidos com o medidor, dessa forma a medida de pH não pode apresentar precisão maior que os padrões de referência, levando a erros na ordem de ±0,01 unidades de pH. Além disso, a  composição iônica entre o meio interno e externo do eletrodo não pode ser distante da composição da solução tampão utilizada na calibração do eletrodo, pois o potencial de junção pode ser modificado e as medidas de pH podem apresentar variações em torno de 0,01 unidades.

Já para medir a condutividade elétrica e salinidade, existem modelos de aparelhos específicos para cada tipo de necessidade. A condutividade elétrica é a habilidade que uma solução ou um material possui de conduzir corrente elétrica, a medição é necessária em situações relacionadas com a indústria farmacêutica, eletrônica, indústria de alimentos, análises químicas, salinidade entre outras situações. A medição da condutividade baseia-se na intensidade da corrente elétrica que circula entre os eletrodos, localizados na célula de medição, que são imersos.