Pedro Paulo dos Santos Tersariol & Rodrigo Lilla Manzione – [email protected] - Campus de Ourinhos. 

RESUMO

O crescimento populacional vertiginoso que vem ocorrendo desde o pós Segunda Guerra Mundial até os dias atuais exige, a cada novo dia, uma maior demanda por recursos naturais, indispensáveis a manutenção da vida neste planeta. Este trabalho tem por objetivo relacionar os tipos de uso e manejo do solo com o processo de infiltração de água como principal condicionante para a determinação do grau de compactação e estruturação deste recurso em parcelas experimentais no município de Ourinhos. Os resultados demonstram acentuadas diferenças na velocidade de infiltração da água no solo entre os dois tipos de uso e manejo, influenciando diretamente sua qualidade e desenvolvimento das plantas. 

Palavras-chave: planejamento, uso do solo, infiltração.

Keywords: planning, land use, infiltration. 

1.INTRODUÇÃO

No Brasil, muitas áreas de vegetação natural vêm sendo substituídas por diferentes sistemas de uso, tais como culturas agrícolas, pastagens e reflorestamentos (SANTOS, 2007), Torna-se cada vez mais necessária a preocupação com o uso do solo e suas consequências. O uso sustentável dos recursos naturais, especialmente do solo e da água, tem-se constituído em tema de crescente relevância, em razão do aumento das atividades antrópicas. Consequentemente, cresce a preocupação com o uso consciente e a qualidade desses recursos.O estudo das relações hídricas do solo fornece um grande suporte para a compreensão de vários fenômenos que nele ocorrem. Suas características físicas condicionam processos relativos ao grau de erodibilidade e de compactação. Estes por sua vez, influenciam diretamente a infiltração, o movimento da água e o desenvolvimento vegetal. A partir das análises físicas do solo, é possível estabelecer uma relação entre seu tipo de manejo e sua estruturação.

Para Reinert e Reichert (2006, p. 8) a avaliação da estabilidade de agregados, densidade do solo, porosidades e infiltração e retenção de água, considerando a classe textural, indicam o estado atual da estrutura do solo. Esse tipo de avaliação é bastante usado para medir-se a evolução da estrutura de um dado solo quando submetido a diferentes sistemas de manejo.

Dessa forma, a diferença de manejo pode ser representada pela avaliação do estado de estruturação deste solo. Neste sentido, os estudos de permeabilidade preveêm com precisão a aptidão do solo para operações agricolas, irrigação, áreas de disposição de resíduos perigosos, lagoas e reservatórios, valas e localização do canal, e outras estruturas de represamento de água.