Autor: RODRIGO LUÍS MILARÉ LONARDONI

Artigo: MEDIDAS DE CONTROLE E PRODUÇÃO MAIS LIMPA PARA EMPRESAS DE GALVANOPLASTIA



1 - INTRODUÇÃO

Hoje em dia todas as empresas, independente de sua função no mercado, estão preocupadas com melhorias em seu setor produtivo, economizando recursos naturais em seu processo, minimizando a geração de resíduos e tratamento dos mesmos, estando de acordo com normas e leis cabíveis, e consequentemente melhorando a parte econômica da empresa, visando uma melhoria não só internamente, mas também fora dela, se preocupando com a imagem perante clientes, fornecedores e sociedade.
Com a finalidade de preparar a empresa nos padrões exigidos, com mudanças simples e significativas, gerando um resultado economicamente positivo, este trabalho tem como princípio, fazer uma análise preliminar da empresa, pesquisando todas as fontes de poluição significativas da empresa, os resíduos com o qual a empresa trabalha, as leis cabíveis definindo os padrões de emissão, tanto atmosférica, efluentes ou qualquer poluição que possa afetar o solo, diminuição de recursos naturais ou superficiais, recuperação de materiais, segurança dos funcionários, e além de tudo, informar a todos da empresa o que é uma política ambiental, definindo seu conteúdo e sua importância internamente e fora dela.

2 ? OBJETIVOS
- conhecer e analisar a parte física da empresa
- observar os problemas da empresa
- Separar todos os processos
- definir leis e padrões exigidos
- analisar os fatores mais impactantes
- conhecer os riscos desses fatores
- procurar soluções para esses fatores
- criar medidas para melhoria, como solução mais cabível para a situação
- Mostrar o custo para a empresa, o quanto irá economizar ou ganhar
- Propor objetivos e metas
- Implantação
- Melhorias


3 ? HIPÓTESES


Com um estudo aprofundado na empresa, esta empresa iniciará um processo específico voltado para redução de custos, respeitando diretamente o meio ambiente, como, recuperação ou reaproveitamento de materiais 3Rs, formas diversificadas de recursos naturais, como energia e água, analisando os aspectos e formas de produção mais limpa, procurar estudar o tempo de vida útil do produto e lembrando dos impactos de seus rejeitos.
Todos esses fatores são peças de uma inovação, fazendo com que a empresa tenha ordenação e consistência para controlar suas preocupações ambientais, priorizando recursos e tendo conhecimento dos processos dentro da empresa e suas responsabilidades fora dela com os impactos que possam ser gerados.

4 ?METODOLOGIA UTILIZADA

Analisaremos situações através de fotos, onde empresas de galvanoplastia teve ou possam ter futuramente, problemas com desperdício em processos industriais diversos, e após análise de correção, melhorias conforme algumas alterações práticas e simples.
Em consideração, alguns aspectos são importantes como, controle de processo, parte física do prédio, padrões de emissão, métodos de produção mais limpa, treinamento de funcionários, leis e normas cabíveis e melhoria contínua.
4.1 ? Problemas com instalações elétricas e iluminárias

Foi detectado alguns problemas nas instalações, elétrica e iluminária no setor de produção, e também com as cores das paredes internas desse setor, que deixava o ambiente pouco claro.
Esses problemas geravam custos adicionais à empresa, além de contribuir para uma probabilidade de ocorrência para com qualquer acidente de trabalho devido às péssimas instalações.

4.1.1 - Problemas nas instalações iluminarias;
O problema na iluminação acontecia no setor de produção da empresa, onde existe os tanques para deposição das peças. Esse setor não possuía janelas, o que ocasionava o uso constante de energia com iluminação artificial, além de gerar despesas para manutenção. Outro problema a ser citado é o fato de circulação do ar, devido ao ambiente fechado e a pintura escura do ambiente.





Melhorias: Instalação de janelas e pintura do teto e paredes.

- ambiente mais claro
- economia de energia
- melhor circulação do ar
- economia para manutenção das lâmpadas

4.1.2 - Problemas nas instalações elétricas;

As instalações elétricas estavam precárias, com toda estrutura corroída, com vários fios soltos o que poderia ocorrer um risco de acidente a qualquer momento.

Melhorias: Instalação de barramentos elétricos de cobre que permitem flexibilidade na mudança de layout, implantação de programa de manutenção preventiva e sinalização de risco, melhorando a segurança dos funcionários.


4.2 Problemas com pisos e infiltrações

Foi detectado alguns problemas resultantes do processo de produção e tratamento de resíduos, onde determinados produtos químicos corroiam o solo, causando infiltração nas bases do prédio,poluição no local de trabalho, além do risco de ocorrer uma degradação ao meio ambiente.

Melhorias: Instalação de pisos apropriados, impermeáveis, isento de porosidade, elevada resistência podendo suportar grandes quantidades de materiais químicos e com grandes volumes.

5 - REFERENCIAL TEÓRICO
Para se obter um controle de normas e leis cabíveis para uma empresa de galvanoplastia, é necessário o conhecimento de todos os documentos que uma empresa, seja ela de grande, médio e pequeno porte, certos documentos essenciais para o seu perfeito funcionamento.
5.1 ? Leis e normas
- Certificado de licença de funcionamento para exercer atividades com produtos químicos, Lei n.10357/2001
- certificado de registro junto ao Ministério da Defesa do Exército Brasileiro, aprovado pelo decreto 3665/2000.
- Documento que demonstra o uso de produtos controlados, feito pela Delegacia Seccional local, de acordo com os Decretos, estadual 6011/35 e federal 3665/00.
- Conselho regional de Química (CRQ), contendo o ART, certificado de anotações de responsabilidades técnicas, de acordo com a lei 6839/80.
- Licença para localização, funcionamento e etc, contendo controle municipal.
- Licença de Operação, de acordo com a lei Estadual 13542/09, que regulamenta o decreto 8468/76.
- PPRAG, programa de prevenção de riscos ambientais em galvânicas, portaria n. 25 de 1994.
- Auto de vistoria e liberação do corpo de bombeiros.

5.2 Processos de controle de produção e serviços mais limpos

Para se obter o controle dos aspectos que possam gerar impactos significativos, o correto é o treinamento dos funcionários, com técnicas adequadas de trabalho e medição dos tratamentos do processo e economia nos recursos naturais, como água e energia.
5.2.1 ? "Uso de chuveirinhos": o lema "quanto mais água jogar nas peças melhor" não pode ser aplicado atualmente. A água é recurso finito e as concessionárias de água cobram cada vez mais pela sua utilização. Há algumas empresas que lavam suas peças com uma torrente de água saindo direto da tubulação de abastecimento. Nesse ponto, o uso de chuveiros é uma medida de racionalização de consumo. Para as que já adotaram o chuveiro, é preciso sempre lembrar que a busca por dispositivos mais eficientes e econômicos, em termos de economia de água, deve ser constante.(CETESB.sp.gov.br)
5.2.2 ? Aumento da vida útil dos banhos com carvão ativado
Conforme vão sendo usados, e mesmo com a passagem de tempo, os banhos galvânicos adquirem certa contaminação, perdendo sua capacidade. A filtração com carvão ativado realizada para eliminar aditivos orgânicos degradados, gerados na oxidação anódica ou redução catódica, cuja presença influi negativamente na deposição metálica. Deve-se atentar que sempre há perda de uma parte do banho pela filtração por carvão.(CETESB.sp.gov.br)
Eletrólise seletiva de banhos: O uso de baixas densidades de corrente e altas velocidades de deposição faz os metais contaminantes se depositarem em taxas muito maiores que a habitual. Este princípio é utilizado para eliminar metais contaminantes, como por exemplo em banhos de níquel para remover contaminações de zinco ou cobre, e em menor grau para limpeza de banhos de cobre e prata. Para tanto, colocam-se chapas onduladas ligadas a um retificador dentro dos banhos, depositando-se os metais nelas.(CETESB.sp.gov.br)

Reduzir as perdas por arraste (drag-out)
O arraste (também conhecido pelo nome em inglês: drag-out) é certamente o problema que acarreta a maioria das perdas econômicas no processo de galvanoplastia. O arraste se caracteriza quando a solução do banho, aderida as peças e as gancheiras, é carregada para os tanques seguintes. Sabendo que cada gancheira carrega cerca de 15 a 18 ml de banho, torna-se importante buscar alternativas de redução desta perda.
Em todas as publicações sobre galvanoplastia existe a preocupação em abordar o arraste, pois este causa:
- Contaminação dos banhos subseqüentes;
- Aumento no consumo de produtos químicos;
- Maior consumo de água para reposição de enxágues;
- Aumento nos custos de tratamento de efluentes, com maior consumo de reagentes;
- Maior quantidade gerada de lodo na estação de tratamento de efluentes

Existem diversas medidas que reduzem o arraste de banhos, sendo todas elas resultado de observações práticas e constantes de manuais internacionais. O enfoque destas medidas se concentra principalmete em:

? Aumentar o tempo de escorrimento: ao retirar as gancheiras dos banhos recomenda-se esperar o tempo mínimo de 10 segundos antes de passar para o enxágüe. Com isso, a solução que está aderida a superfície das peças cai de volta ao banho. Não adianta deixar a gancheira escorrendo por tempo maior que 15 segundos, pois o grosso do banho escorre nesse intervalo de tempo, e ao passar este tempo corre-se o risco de secagem das peças, causa de refugos por problemas de aderência;
? Uso tanque seco: coloca-se um tanque vazio depois dos banhos de processo. A gancheira com as peças fica um tempo determinado sobre esse tanque, do qual o arraste coletado é devolvido ao banho ao final do dia. É uma alternativa ao aumento do tempo de escorrimento, mas de todo modo, o empresário precisa ajustar seu tempo de processo, o que é compensado pela economia no consumo de químicos, reposição de enxágües. (cetesb, ministério do meio ambiente)


5.2.3 - Outro fator que ajuda os processos de controle de produção e serviços são os planos de emergência, como:

? organização e responsabilidades frente a emergências;
? uma lista de pessoas-chave;
? detalhes sobre serviços de emergência (por exemplo, corpo de bombeiros, serviços de limpeza de derramamentos);
? planos de comunicação interna e externa;
? ações a serem adotadas para os diferentes tipos de emergência;
? informações sobre materiais perigosos, incluindo o impacto potencial de cada material sobre o meio ambiente,
e medidas a serem tomadas na eventualidade de lançamentos acidentais;
? planos de treinamento e simulações para verificar a eficácia das medidas.(ISO 14001, 4.3.3, controle operacional)

5.2.4 - Implantar ações de prevenção e correção também é uma opção simples e bastante eficiente:

É recomendado que as constatações, conclusões e recomendações resultantes de medições, monitoramentos, auditorias e outras análises críticas do sistema de gestão ambiental sejam documentadas, e as necessárias ações corretivas e preventivas identificadas. Recomenda-se que a administração assegure-se de que tais ações foram implementadas e de que existe um acompanhamento sistemático para assegurar sua eficácia. (ISO 14001, 4.4.3, ação corretiva e preventiva).


6 ? CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como já foi citado, estes são alguns dos processos simples e significativos, que diretamente e indiretamente, vão proporcionar melhorias diversas em uma empresa de galvanoplastia, com produção mais limpa, controle dos processos, economia de recursos naturais e, para o empreendedor, economia no bolso, que além da parte financeira, não o sujeita a riscos por causar danos aos funcionários e meio ambiente, respeitando as leis e normas cabíveis e melhorando sua imagem perante a clientes, fornecedores e sociedade.

7 ? REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

Norma ISO 14004(votação 10/02/96. rev.1. ítem4.3.3.).
ISO 14004(votação 10/02/96. ver.1. Íten 4.4.3.).
CETESB; (http:www.cetesb.sp.gov.br).
Pisos profix; (http:www.pisosprofix.com.br).
Lei n.10357/2001.
Decreto Federal 3665/2000, Estadual 6911/35.
lei estadual 13542/09.
Decreto 8468/76.
Portaria n.25 de 1994.