Levando fichas, interrompando o uso do carimbo  médico, em seguida, greves e parar de trabalhar constituem formas de protesto escolhido pelos médicos residentes e estagiários em hospitais universitários, declarando suas raivas  contra o silêncio do ministério sobre as demandas. A partir de próxima segunda-feira , os pacientes que chegam aos hospitais públicos não serão atendidos nem poder obter vistos de médicos residentes e isso é por um mês, provocando uma alerta  para chamar a uma greve dos centros de diagnóstico, durante a última semana do mesmo mês.

Representante da Comissão Nacional para esta categoria salientou durante sua última reunião, sobre a necessidade que o ministério  da Saúde reve como fazer para a compensação dos médicos internos e residentes , accelerando para que o estatuto interno dos hospitais se realize, anunciando a recusa em abrir a porta para os donos do capital e os investimentos no setor de saúde , depois que o governo decidiu abrir faculdades privadas de medicina , tendo em vista diminuir a carga sobre as Faculdades do estado e as competências nacionais .

Ele também exigiu o levantamento do orçamento do Ministério da Saúde, de 5% para 12% , tal como definido pela Organização Mundial da Saúde para o setor.

Membros do Comitê Nacional responsablizaram o guardião do sector do ministro sobre o que pode afetar os serviços de saúde e dos danos, decorrente  do resultado do movimento de protesto que pretendem fazer, exigindo solução dos graves problemas acumulados e contidos no dossiê desta categoria, resumida  na consideração do trabalho, financeiro e  moral do Doutorado e Medicina em Marrocos. Os médicos internos que levam em conta as consequências  do dossiê de transferência  não param de reivindicar para ministério voltar atras contra a emenda de transferência periódica proposto pelo Ministério da Saúde, com ênfase sobre o direito à igualdade de oportunidades e à libertação imediata dos salários dos médicos encravados nos fundos do governo marroquino por mais de 7 meses.

O Comitê Nacional para os médicos residentes e estagiários tinham organizado um protesto nas últimas semanas em frente à sede do Ministério da Saúde, em Rabat , responsabilizando o governo pelo sangramento continuuo e pela migração de médicos , sendo  este número chegou pela Organização Mundial de Saúde para mais de 8.000 médicos.

A Secretaria Executiva da Coordenação Nacional para o pessoal do Ministério dos titulares de licenças de saúde e diplomas de pós-graduação e não integrados na função decidiu, por sua vez, lançar duas formas de acesso administrativo, como formas de protesto em terça 17 setembro 2013. Inicialmente uma vigília em frente à sede do Ministério da Saúde, isso é  um processo de coordenação com a coordenação de educação e das comunidades locais.  O comitê exigiu além disso a adequação com o estatuto administrativo dos seus membros e com a obtenção de diplomas, sem ressalvas ou condições , recusando  provas profissionais, porque a sua inclusão nas escadas apropriadas é um direito nem prontos  para aceitar.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor