Fenômeno do século XXI

Se alguém já teve vontade de produzir e levar ao ar, seu próprio programa de rádio, não há mais razão para não tentar. Quem ainda não ouviu falar em podcast ou podcasting? Assim como os blogs, esse fenômeno da comunicação vem ganhando cada vez mais espaço entre nós. A partir de 2004, essa tecnologia começou a ser desenvolvida para que fosse possível a qualquer pessoa baixar e ouvir programas de rádio veiculados pela internet, diretamente em iPods. Daí a combinação em inglês das palavras iPod (reprodutor de áudio e vídeo) e broadcasting (transmissão): podcasting e em seguida: podcast.

Podcast na sala de aula

O podcast não só facilita aos ouvintes o acesso a conteúdos diversificados, como também possibilita a produção de experiências incríveis, com tecnologia de acesso gratuito e excelente performance.
Sem dúvida, a escola é um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores estimulados pelo protagonismo e interesse de alunos e professores.
Certamente, há desafios a enfrentar, porém os ganhos com a realização são de tal modo relevantes, que vale a pena embarcar na aventura de elaborar e utilizar podcasts em atividades escolares.

Podcast na web

Uma forma bastante interessante e motivadora de desenvolver e explorar a oralidade e a compreensão textual pela capacidade auditiva é levar o podcast para a escola. Ao realizarem atividades de leitura e de escrita, os grupos de alunos também podem aperfeiçoar sua expressão oral e seu letramento digital ao colocarem em prática o uso de tecnologias de informação e comunicação -TIC, que facilitam a difusão de arquivos leves (mp3 e mp4) via web, email, whatsapp, hangout etc., compartilhando produções culturais pelo mundo.

Inclusão

A diversidade está presente na escola e lidar com as diferenças de modo produtivo e incentivar o protagonismo são demandas cada vez mais incontestáveis, que precisam fazer parte do planejamento escolar. O Projeto Mediação e Linguagem tem buscado estimular a inclusão de todos:
alunos, professores, equipes escolares, em um esforço coletivo para produção de objetos culturais em áudio e/ou vídeo, com base em leitura de literatura.