Caros leitores, 

Através de minhas atribuições como profissional na área de Robótica Submarina, com conhecimento na área de hidráulica, mecânica, elétrica, e eletrônica, com experiência de 15 anos no setor offshore/onshore, que venho salientar nesse artigo, uma das profissões mais inovadores e completas já existente para quem almeja o mercado de alta tecnologia, e afins. 

Bem como o nome já prescreve "Mecatrônica", vem de uma junção de especialidades na área de mecânica, elétrica, eletrônica, informática onde o desfecho final e prepara o aluno para ser um técnico capaz de desenvolver trabalhos na área de automação industrial, robótica, operação de equipamentos hidráulicos, elétricos, configuração de softwares e aplicabilidade no controle de qualidade de empresa. 

Asseguro que essa especialidade esta sendo muito promissora, com uma demanda muito grande de técnicos especializados. No seguimento offshore, principalmente na área de robótica submarina (ROV) sigla inglês - "Remotely Operated Vehicles". Estes profissionais tendem a ter uma visão global de um sistema de automação que inclui diversas áreas da engenharia e comprova sua eficiência. Um exemplo desses profissionais também seguidos na área medica, hoje temos cirurgias teleoperadas por manipuladores de alta precisão, esses técnicos são capazes de projetar, operar e manter esses equipamentos super precisos 100% operacionais. 

Na área de Telecomunicações, além do já renomeado Técnico de telecomunicações, e também um grande atrativo para empresas desse seguimento ter um Técnico em mecatrônica, salvo, ter um conhecimento teórico e pratico também na área de eletrônica digital, e um grande atrativo para essas empresas ter esse profissional multidisciplinar. 

Estudantes que desejam se interessar pela área ou quiser alguma informação a respeito do ROV, umbilicais de controle, equipamentos submarinos, manuais técnicos de hidráulica, elétrica, livros técnicos não hesite em contatar-me. Meu telefone é o (21) 7859-6975 e-mail: [email protected] ou [email protected] 

Desde já gostaria de agradecer a todos pela oportunidade desse artigo. Agradecer também minha família que meu deu total apoio para os estudos. Professor Orion Engenheiro Mecânico, meu amigo Rafael Augustini Engenheiro Mecânico, professor Claudio do curso de Mecatrônica. 

Sem mais para o momento,
Nilson Jose Lacerda Filho.