Mar Horkheimer.

1895-1973.

  Grande filósofo foi um dos fundadores ao lado de Adorno da escola de Frankfurt, de origem alemã se doutorou pela universidade de Frankfurt foi responsável pelo famoso Instituto de pesquisas sociais da universidade em referência a partir exatamente do ano 1930.

Muito estudioso, sobretudo das teorias elaboradas pelo marxismo, procurou por outro lado, a partir de diversos aspectos, entender o liberalismo como ideologia política de Estado e quais eram os fundamentos do desenvolvimento da sociedade produtiva capitalista.

No ano de 1934 foi para Universidade de Columbia, cidade de Nova York, Estados unidos, voltou à Alemanha no ano de 1950.

 Durante esse período, além de ocupar a função de professor, formulou também grandes pesquisas no campo da Filosofia política.

Qual foi a importância desse filósofo, ele formou em colaboração com Adorno uma importante reflexão a respeito do projeto filosófico e político, científico e cultural, proposto pela Filosofia iluminista.

A influência desse movimento cultural e filosófico, na determinação da sociedade atual, sobretudo sua ideologia de como teria que ser a contemporaneidade, cumprindo naturalmente o estágio da modernidade.

Sua obra fundamental encontra se formalizada no exuberante trabalho a respeito da Dialética do Iluminismo, elaborada no ano de 1947, quando ainda estava nos Estados Unidos.

 Livro essencialmente crítico a respeito do projeto iluminista e da sociedade capitalista fundamentada no liberalismo econômico.

Seu trabalho é voltado para o desenvolvimento de estudos de temas centrais referentes à sociedade contemporânea, como a natureza da política e do autoritarismo, sobretudo, o estudo da cultura de massa.

A ideologia da sociedade burguesia, o modelo de Estado liberal, apesar de ser por outro lado, um grande crítico, do materialismo histórico e de certas concepções do marxismo, mais especificamente ao modelo de Estado soviético.

Entretanto, mesmo sendo crítico do materialismo histórico, ele era materialista, e, entendia a história sendo desenvolvido pelo materialismo histórico, nesse aspecto fundamental ele deve ser considerado um neo-marxista e não liberal.

Nas suas análises sempre fez uso das categorias do marxismo, ao fazer crítica ao positivismo sociológico juntamente com Marcuse e outros membros da escola de Frankfurt.

 Desenvolveu um grande trabalho filosófico: por uma razão instrumental, seus artigos foram publicados em diversas revistas, formulou obviamente um novo conceito de ideologia, discernindo a teoria tradicional da teoria crítica.

Na verdade sua teoria filosófica como fundamento da política, por trás das suas formulações estavam sempre o ideário diferenciado de certo tipo de sociedade, que não comungava, por um lado, com a teoria econômica fundamento do liberalismo americano, por outro, contrariava a formulação marxista que determinava a teoria de Estado implantado pela revolução soviética.

Edjar Dias de Vasconcelos.