Matéria seca?

Frequentemente o termo “matéria seca” é usado para descrever a massa de uma planta ou parte dela tal como uma folha ou um ramo. Entretanto, o que o termo “seca” quer dizer? Este termo significa que  o conteúdo de água do tecido vegetal foi removido por meio de uma secagem.

A prática de secar, ou seja, remover a água do material vegetal, é feita porque a água constitui cercade 60 a 90% do peso de uma planta. Ao remover a água do tecido vegetal, assume-se que todo o peso que o material passa a apresentar após o secamento seja do conteúdo de carbono, nitrogênio entre outros elementos que formam a planta.

Para secar uma material vegetal, ou seja, para obter a matéria seca, é necessário inserir o material que se deseja secar em uma estufa em uma temperatura por um determinado período de tempo. Este procedimento utilizado para admitir uma material vegetal como “matéria seca” pode variar tanto em termos da temperatura da estufa quanto do tempo que o material fica exposto dentro dela. No entanto, o objetivo é sempre o mesmo, remover a água do material vegetal para assim obter a “matéria seca” também conhecida como “peso seco”.

Preparado a partir de:

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The nature and properties of soils. 13a Edição. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2002. 968p.