FRAÇÃO

Percebe-se o papel decisivo que a matemática desempenha nas situações-problemas da vida cotidiana. Portanto, faz refletir como desenvolve e funciona o cérebro do ser humano, com os ressaltos Gardner, citado por LIMA (2003, que o cérebro se compõem de três partes interdependentes (riptílico, límbico e neo-cortex) e possui dois hemisfério (esquerdo e direito).
Diante de tal conhecimento citado acima, cabe a nós professores trabalhar de forma integrada e diversificada e desenvolver simultaneamente os dois hemisfério contribuindo assim para a construção de conhecimento e educando.
Apesar de ter conceito próprios o conceito de fração as vezes pode ser confundido ou comparado com a da divisão. Vejamos VERGMAUD (2003) citado por GROSSI:

(...) que no início do ensino de matemática, ao invés de ser pela adição e linearmente, se dá pela divisão, dentro de um conjunto de conceitos, (...) Gérard mostra que os conceitos cotidianos são complementares aos conceitos científicos.

Agora veremos o conceito de fração defendido por CENTURION (2002, p.19):

(...) ao dividir em partes iguais uma grandeza, considerada como um todo, cada uma das partes é uma unidade fracionária.

Refletindo sobre a primeira citação observamos que o autor afirma que desde cedo as crianças defrontam com problemas de divisão, em seu dia-a-dia. Pois a criança já em sua casa a mãe pede que divida as balas, refrigerantes... Irmãmente, para não ficar com mais do que o outro, conduzindo aos números fracionários.
Já na segunda citação reforça a idéia que fraca é uma divisão em partes iguais. A partir de tal conhecimento e baseado nos pressuposto de LIMA, (2003, p.123) sugerindo atividades, desafiando nossos alunos com um trabalho que possibilitou construir o conceito de fração.
Para facilitar a compreensão dos alunos ao dividir um bolo em fatias de qualquer tamanho, o mesmo repartido não deixa de ser um bolo. Segundo Tenturion, temos uma grandeza contínua. Já quando temos alunos de uma sala de aula, para dividir temos uma grandeza discreta ou descontínua, pois os alunos conta-se de um a um.