Matemática ou Tica da matema?

A matemática vem acompanhando os seres humanos desde tempos remotos, antes mesmo de nos organizarmos e constituírmos uma sociedade a matemática já estava ali lado a lado com a humanidade.
Com o passar dos anos e com a evolução da espécie essa cumplicidade só aumentou, solidificando-se cada vez mais.

No dias atuais sentimos forte a influência da matemática, para alguns ela se apresenta de forma clara já para outros de forma mais abstrata, seja como for à forma que se apresente temos a certeza que a matemática esta sempre presente. É tão intuitivo o gesto de olharmos a hora que nem percebemos que essa ação nada mais é que pura matemática.

Se partirmos para a vida acadêmica veremos que a matemática é a mola-mestra de todas as áreas de ensino, por isso é carinhosamente chamada pelos seus amantes como "A mãe de todas as ciências". Engana-se quem acha que matemática esta presente apenas nas ciências exatas, a própria formação da língua de um povo é constituída de pura matemática.

Se virarmos o olhar para nossa vida profissional nos depararemos mais uma vez com a matemática, desde a mais comum das profissões até as mais complexas, a matemática esta lá de forma clara, intuitiva ou abstrata.
Por exemplo, o padeiro usa matemática para não errar o ponto do pão, o médico para prescrever remédios ou interpretar exames, o pedreiro tem uma noção invejável de geometria. A costureira de proporção.

Observe que a matemática não esta presente apenas naquelas profissões que requer diploma para ser exercida, seja qual for à área "a mãe de todas as ciências" esta sempre lá.

Embora sejamos sempre alertados da presença marcante da matemática e consequentemente da sua importância, o interesse pelo aprendizado nessa disciplina esta cada vez mais difícil de ser alcançado. A matemática por si só não prende a atenção dos nossos estudantes, que embora se deparem diariamente com ela, não encontram prazer em estuda-la da forma cientifica acadêmica que é apresentada pelos livros e professores.

Pesquisando a presença da matemática no nosso meio, observei pessoas que são taxados como analfabetos (Segundo o Aurélio Analfabeto é aquele que não sabe ler nem escrever) que são verdadeiras maquinas de calcular, sempre utilizando de métodos de operações por eles mesmos construídos. O intrigante é a rapidez e exatidão nos resultados, nem todo Alfabetizado disfruta de tanta perspicácia, Os feirantes observados na minha pesquisa são capazes de calcular não só as operações triviais da matemática mais também operações que requer um pouco mais de atenção como: Juro, proporção, desconto, amortização etc., Mesmo sem nunca ter frequentado uma sala de aula são pessoas que dispõe de competências de interpretar e calcular dados matemáticos, ou seja, encaixam-se no perfil desejado pelas LDB´s para um aluno concluinte da educação básica.

Um fato sempre me intrigou e me deixou com aquela velha pulga atrás da orelha, por que a matemática tão vital para o desenvolvimento da vida humana ao invés de ser vista como aliada é tratado como a pior das vilãs?
Quem nunca ouviu a celebre frase "Queria saber quem foi o infeliz que inventou a matemática pra matar ele". Eu pelo menos estou besta e feio de ouvir essa e outras frases bem piores.

Ao mesmo tempo em que encontramos essa resistência na sala de aula, encontramos pessoas que nunca pisaram numa escola, mas que adquiriram noções de matemática de forma prazerosa, pelo simples fato de ser uma matemática presente no seu dia-a-dia, palpável e aplicável, ou seja, uma matemática objetiva.

Pois agora acho que encontrei a resposta da minha indagação, vou expulsar essa pulga da minha orelha, o problema não é a matemática mais sim a forma que ela nos é apresentada.

A partir de agora comungarei das ideias de Ubirtan D´Ambrosio, buscarei fazer da matemática uma disciplina que tenha seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema). Matemática para mim será Tica da matema.

Anderson Felipe