Introdução

A Matemática é uma ciência inconfundível, incomparável, isso todos nós já sabemos, gostando ou não dela, mas outra coisa que devemos notar é  sua complexidade que às vezes realmente ultrapassa das nossas expectativas. Mas essa complexidade toda não é por mal, afinal, a Matemática só tem coisa boa a nos oferecer, com os seus cálculos que nos estimulam a pensar e a refletir. A partir disso podemos formular conjecturas, equações, ou progressões para descrever algo que talvez não pudesse descrever em linguagem normal, e uma pergunta não respondida a respeito da Matemática, é uma pergunta não respondida a respeito de você mesmo. Sem essas dúvidas e conjecturas, sua compreensão seria praticamente nula, por que Dúvidas não são apenas sinais de desatenção, às vezes pode ser sinal de atenção demais. A Matemática é realmente uma fonte de conhecimento renovável e merece atenção, sua estimulação nos alunos atualmente é baixa, mas futuramente, veremos que a Matemática é a uma das grandes causadoras do avanço tecnológico...

Uma brevíssima história sobre a Matemática e o seu passado.


O Início da História se iniciou com o surgimento da escrita, que para mim foi o primeiro marco de toda a história da humanidade contribuinte para o seu desenvolvimento constante até hoje, não poderíamos pensar como seria o mundo sem o surgimento da escrita, e em relação a isso, ela poderia se desenvolver mais tarde... ou nunca ter se desenvolvido... não podemos saber. Alguns historiadores acreditam que a Matemática veio antes desse evento... há 2000 mil anos atrás, já foi encontrado vestígios de contagem, até em ossos. Mas existiu um documento que realmente marcou o início da Matemática na Humanidade... O Papiro de Rhind surgiu aproximadamente a 1610 a.C no Egito, e o mesmo conteve resoluções de Equações e Aritméticas!!, Vamos imaginar... a 1610 anos a.C já se calculavam equações e Aritméticas... Então, quem pensa que o conhecimento humano possui uma limitação denominada “Tempo”, está muito enganado. 

A Partir daí a Matemática foi se desenvolvendo de acordo com que os seres humanos faziam, um bom exemplo disso é o desenvolvimento dessa ciência fascinante através do Comércio, cerca de 3000 a.C, onde os Egípcios e os Babilônicos mediam terras e registravam o tempo até mesmo com suas mentes, vendo mais recentemente, por volta do séc. XVI a XX, foi os séculos de maiores desenvolvimentos Matemáticos da História, período onde o cálculo Infinitesimal foi descoberto.

A Matemática e a sua base... os números.

 

Aí eu te pergunto... Você sabe o que é Número Natural? Racional? Inteiro? E Complexo? Você saberia me responder, por mais que você seja um aluno do Ensino Médio, principalmente no e do Brasil, tenho certeza que sua precisão seria mínima sobre os conceitos, isto por que a Matemática também envolve cultura e essa não é espalhada com tanto precisão. Vou ajuda-los, dando exemplos de cada classe. Veja alguns exemplos de casa classe (mais comuns, a qual aprendemos no ensino fundamental I, inclusive):

Números Naturais (N): Número inteiro não negativo (0,1,2,3...)

Números Racionais (Q): Todo número é representado por uma fração, entre dos números inteiros, Racional, vem de Razão e Razão é divisão... (5/8;7;-9;5)

Números Inteiros(Z): São os Números naturais e suas simetrias negativas (naturais não-nulos) (1,2,3,4,-1,-2,-3,-4...)

Números Complexos(C): Qualquer número que pode ser escrito na famosa forma de z=x+iy

 

A Matemática dentro de grandes mentes... (3 exemplos)

 

Pitágoras: só de ouvir esse nome, os alunos já sabe o que ele fez de melhor... Sim, é isso mesmo o Teorema de Pitágoras. Pitágoras foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 571 a.C. e 570 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 497 a.C. ou 496 a.C. E formulou uma das fórmulas mais conhecidas pelos alunos para calcular a hipotenusa ou um dos catetos de um triângulo retângulo.

Newton: Olha você aí... Pensando que Newton só participava na área da Física... Não... Isaac era um grande Matemático. Isaac foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. E  no caso da Matemática, descobriu o Cálculo Infinitesimal.

Descartes: Muita gente já ouviu falar dele... Mas pouca gente sabe o que ele fez. René Descartes  foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Na Matemática contribui muito na área de Geometria, mas precisamente a Geometria Analítica.

Conclusão

 

Devemos estudar Matemática? A resposta para isso certamente é sim... Devemos dar espaço para que outras coisas ocupem nossas mentes e proporcionem coisas boas... capaz de nos instruir e de frutificar o conhecimento humano, e a Matemática é e sempre tem sido um desses meios... Viva a Matemática...  Viva o conhecimento!