RESUMO

Esta pesquisa aborda a relação entre a Matemática e a Música, desde uma visão histórica – sendo Pitágoras o primeiro a mostrar essa relação através do experimento do monocórdio – até o Estudo de Progressão Geométrica (PG) aplicado em sala de aula em turma de 1º Ano do Ensino Médio. Para desenvolvimento desse trabalho foi feito uma abordagem histórica sobre a matemática e a música, demonstrações da matemática na música e por fim a apresentação da escala musical no teclado e sua demonstração na matemática.
Palavras-Chave: Matemática. Música. Progressão Geométrica.

INTRODUÇÃO

A relação entre Matemática e Música vem de uma longa data, desde que Pitágoras, na Antiguidade, esticou uma corda e observou que ao pressionar a metade da corda obtinha a mesma nota da corda solta, porém, uma oitava acima, ou seja, com o som mais agudo. E trabalhando com as outras divisões desta corda descobriu-se que as principais consonâncias e combinações de sons mais agradáveis eram as quartas e quintas puras.
Esta pesquisa traz uma abordagem da relação entre Matemática e Música, que ao observar a história dessas duas áreas, verifica-se que no desenvolvimento da teoria musical a Matemática exerce um papel fundamental para entendimento dos princípios musicais.
O interesse por este assunto, surgiu pela observação na área musical, na qual se utiliza muito a Matemática em sua teoria de construção. Um fato curioso é que os professores de
música lidam com esta área facilmente, sem mesmo deterem conhecimentos matemáticos específicos e amplos.
O presente trabalho, tem como objetivo buscar a relação existente entre a Matemática e a Música, bem como a interdisciplinaridade entre essas áreas que ajude a tornar a aprendizagem mais significativa, como Ausebel (apud, Moreira,1999) se refere, não ficando apenas na memorização de fórmulas.
O assunto matemático aqui abordado relacionado à música é Progressão Geométrica. Ainda é importante dizer que os outros assuntos podem ser abordados, por exemplo: Teoria de grupos e Séries de Fourier.