Faculdade Nossa Cidade

Inovação

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Pamela Aparecida de Andrade

Marketing Verde: Ações sustentáveis como meio de conquista do mercado consumidor

 

 

Em pleno século XXI, empresas e consumidores adotaram o desafio de utilizar os recursos disponíveis para a satisfação de suas necessidades, aprendendo a administrar todos as matérias primas na produção de produtos, e no dia a dia.

Observando essa necessidade o Marketing Verde surgiu em meados dos anos setenta em uma discussão que visava a melhoria entre o Marketing e a Gestão Ambiental, criando uma nova versão do Marketing, discutindo a relação das empresas com o meio ambiente, alinhando os efeitos dos produtos em sua produção e descarte na natureza e os impactos negativos na sociedade, assim verificando todas as possibilidades para o desenvolvimento de novos produtos de forma mais sustentáveis e com menores impactos no meio ambiente.

Logo após estas discussões foram surgindo novos produtos na mídia no qual suas propagandas enfatizavam os fatores positivos e sustentáveis do seu consumo, como por exemplo a empresa Natura, que desde o início preocupou-se com a qualidade sustentável de seus produtos, e hoje é exemplo para todo o mundo, pois adota práticas legais de extração, produção e comercialização de produtos retirados de essências naturais .

Ao elaborar um produto mais sustentável a empresa tende a buscar modos mais econômicos de desenvolver, produzir, embalar e transportar seus produtos, acarretando em seus custos, que são cada vez menores, assim as mudanças não foram apenas necessárias, mas também lucrativas (CHURCHILL, 2009, pag. 45), atraindo cada vez mais empresas a focarem em sustentabilidade e economia, aumentando o valor das empresas, envolvendo em todos os processos de reestruturação produtiva a preocupação com o ambiente (extração, produção e descarte).

Para a inovação do processo produtivo de forma eficiente, a análise detalhada de problemas devem ser feiras na fase inicial, seguindo de buscas por possíveis soluções e concluindo com um planejamento, evitando retrabalhos pela empresa e transformando soluções abstratas em soluções especificas (DAHISTROM, 2011, pag. 173).

Logo a utilização do Marketing Verde como meio de divulgação da marca é cada vez maior, de acordo com o crescimento sustentável das empresas, sendo utilizado também como chave para a conquista de novos clientes, fornecedores e fortalecimento da marca, levando para o público uma imagem mais “saudável” de seus produtos.

E com o bom recebimento destas mudanças por meio dos clientes, surgiram novos motivos para a continua mudança nos produtos e divulgação, embargando também todos os assuntos relacionados a sustentabilidade, como ecologia, saúde, esportes e trabalhos sociais

Certamente que muitas empresas utilizaram o Marketing Verde de forma inadequada, apresentando ao público um produto ambientalmente correto, mas que de certa forma escondiam fatores que degradavam de forma significativa o meio ambiente, seja na extração de sua matéria prima, na sua produção ou em seu descarte.

Mas após várias convenções como a Agenda 21, a fiscalização foi acirrada de forma que as empresas “aproveitadoras” diminuísse a tendência a este tipo de exploração do Marketing Verde, sendo impactadas por multas pesadas e diversos processos ambientais.  

            Utilizando como caso para a exploração do assunto, a empresa HP, que já foi considerada como grande perigo para o ambiente, por meio de seus restos de tintas mal utilizados e descartados, hoje é modelo para muitas empresas.

Seu processo produtivo é quase totalmente restaurado, como por exemplo, suas caixas utilizadas para o transporte dos produtos são feitas 100% de material reciclado, e mesmo esse material já reciclado é reutilizado diversas vezes pela empresa, onde recebe e trata este material em sua própria fábrica, assim como o plástico utilizado para a fabricação de impressoras que também é reutilizado.

Agora o novo desafio é com a população, onde empresas e governos trabalham com o mesmo motivador: incentivar a economia de recursos e descarte adequado de lixos e produtos, assim, as empresas que como a HP reutilizam matérias primas possam localiza-los e retira-los do meio ambiente.

Assim a inovação, não esteve no produto, mas também nas mudanças produtivas, na forma de pensar, e na divulgação dos produtos, optando por modos mais “ecologicamente corretos” de lucrar.

Toda empresa tem como único objetivo o lucro, mas quando o lucro vêm sem prejudicar o meio ambiente e a sociedade, é mais fácil de conquistar novos horizontes, e novos clientes.

No mercado financeiro a adoção do Marketing Verde vêm agregar fortemente para a conquista de espaço no Poder Público, onde a empresa é habilitada a participar de grandes licitações para se tornarem fornecedores de Secretarias, Prefeituras e Órgãos Públicos, ampliando sua carteira de clientes e aumentando a lucratividade entre acionistas.

Em conclusão, a inovação extraída do Marketing Verde abre diversas fontes de lucratividade e de crescimento para a empresa, agregando um valor imensurável perante seus clientes, aumentando a confiabilidade das fontes de recursos, abrindo um leque e carteira de clientes e diminuindo seus custos de produção, onde o objetivo se torna produzir mais com menos. A forma de estocagem e transporte se torna mais transparente para os gestores de logística, onde assumem a responsabilidade de colocar em prática as novas metas e desafios, e também para o descarte, onde a empresa deve primeiramente se preparar e receber novamente seus produtos já utilizados para o reaproveitamento.

Assim a empresa adora os 5 R’s da sustentabilidade: Reduzir a utilização de matérias primas não renováveis, Repensar antes de adorar uma prática que impacte de forma negativa o meio ambiente, Reutilizar todos os recursos possíveis, Reciclar toda matéria ao seu alcance e Recusar modos ilícitos de produção e comercialização.

Inovar não é somente criar um novo objeto, mas criar novas formas de administrar os recursos e cativar seus clientes, no caso a inovação no Marketing Verde é aceitar a escassez que estamos presenciando e trazer isso de forma positiva: Um novo modo de conquista do mercado consumidor.

 Bibliografia:

DAHLSTROM, Robert. Marketing verde. 1º.ed. São Paulo: Cengage, 2011.

 CHURCHILL, Winston Church. 2ºed. 2009, Rio de Janeiro. Thex Editora, 2009.