MARKETING PESSOAL NAS REDES SOCIAIS

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DAS ORGANIZAÇÕES

 

Aminailde Silva

Edvaldo Ferreira

Jussiara Magalhães

Patrícia da S. L. dos Santos

 

Prof. Fábio Silva Brito

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

 Bacharelado em Administração (ADG 0138/01) – Prática do Módulo V

01/12/2013

 

RESUMO

 

O assunto abordado neste artigo visa destacar a importância de formação do marketing pessoal através da utilização das redes sociais. Acentua-se ainda a tendência da análise dos perfis em redes sociais como ferramenta de auxílio nos processos de seleção e avaliação das organizações, enfatizando a preocupação com o marketing pessoal virtual dentro do processo da construção de um carreira profissional e negócios de sucesso.

 

Palavras-chave: Marketing pessoal. Redes sociais. Carreira profissional.

1 INTRODUÇÃO

 

A competitividade profissional e a velocidade com que as informações são divulgadas no ambiente corporativo e fora dele conduzem os atuais e futuros profissionais a necessidade de uma reflexão sobre a importância do marketing pessoal e como as atitudes, conhecimentos, vivências, expressões e comportamentos podem interferir durante a formação da vida profissional. Para Kotler (1998), o marketing refere-se a “um conjunto de estratégias e ações que visam divulgar e desenvolver uma marca no mercado”, aplicar marketing no processo da construção de um profissional origina-se da necessidade se destacar no ambiente organizacional e criar uma marca pessoal de sucesso. As redes sociais na internet tornaram-se um canal de exposição da marca pessoal dos usuários, através das postagens, principais atividades realizadas, comunidades associadas, comentários e fotos, assim como maior exibição quanto à questão profissional de cada um, consequentemente é crescente e forte a tendência das organizações e agências de Recursos Humanos a utilizarem as mídias sociais, como ferramenta avaliativa de candidatos, visando identificar potencialidades, condutas pessoais e profissionais.

Essa pesquisa surge com intuito de divulgação e conscientização acerca do marketing pessoal realizado nas redes sociais, as quais já fazem parte do processo de recrutamento das organizações. Para melhor embasamento deste artigo utilizou-se o método de pesquisa quantitativa através de formulário investigativo (Anexo I) com amostra de 60 pessoas (alunos acadêmicos da Faculdade Uniasselvi – Feira de Santana-Ba, profissionais e empresários de diversas atividades).