MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA ? O QUE REALMENTE IMPORTA?
 
MARKETING PESSOAL E GESTÃO DE CARREIRA ? O QUE REALMENTE IMPORTA?
 


Múcio Morais  Palestrante Motivacional  www.muciomorais.com  Tel. 31 3082-7271 palestras voltadas para Motivação, Comportamento, Ambiente, Gestão de Carreira, Marketing Pessoal. Empreendedorismo, Vendas, Atendimento, Negociação, Liderança, Gestão RH, e temas relacionados ao desenvolvimento humano.

O que eu preciso é saber como me apresentar ao mercado e as técnicas necessárias para ser aceito nos processo seletivos das empresas! E eu professor, estou há mais de dois anos em uma empresa e não consigo nenhuma oportunidade. Estamos ansiosos pela segunda parte do evento.

Com estas afirmações dois jovens universitários me abordaram durante o coffee break de um workshop voltado para Gestão de Carreira e Marketing Pessoal, pereciam extremamente ansiosos e ao mesmo tempo desanimados, o desafio de parecer melhor do que realmente se é, acaba tornando-se um terror na vida de muitas pessoas, seja na fase inicial da carreira, na busca de ascensão profissional ou mesmo para aqueles que estão se recolocando no mercado, creio que para esses o desafio é ainda maior em razão da sensação de ter que começar de novo, de mudar, de encarar o desconhecido, sair da zona de conforto.

O APELO ESTÁ INVERTIDO  PRIMEIRO O PRODUTO DEPOIS A EMBALAGEM

Como aqueles jovens universitários, muita gente corre atrás de descobrir uma embalagem ideal para se apresentar ao mercado, planejamento, estratégias, etiqueta, postura, gestos, apresentação pessoal, como fazer ou não fazer, o que dizer ou não dizer, cuidados, dicas, network, internet, portfólio, currículo... É importante considerar que nesse mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos, sabe se conduzir e tem a estratégia certa tem mais chances de ascensão pessoal e profissional. Tudo isso é fundamental para ser aceito e respeitado, mas é uma embalagem, o mercado sabe disso, os profissionais atentos se comportam dentro desse padrão, não difere muito, não há destaque nessa questão e o engano é pensar que o diferencial está ai, definitivamente NÃO ESTÁ.

Este apelo é complementar, é a cobertura do bolo. Já provou um bolo ou outra iguaria maravilhosamente decorada, mas com péssimo sabor? Eu já, e te digo, não é nada bom, pelo contrário, é frustrante. Pedi um prato pela foto há alguns anos num hotel em Buenos Aires, a foto era tentadora, mas o prato nem tanto.

NA SEQUENCIA CERTA  CUIDANDO DO CONTEÚDO

Continuando a conversa com aquele jovem disse a ele que se não procurasse colocar em prática a primeira parte do Worshop, (Falei sobre as 12 competências que considero essenciais no ser humano), a segunda parte (Planejamento, estratégias e técnicas de conquista de mercado) não lhe serviria para muita coisa, exceto para dar aos seus contratantes ou clientes, no futuro, a impressão de que algo não ficou bem esclarecido na contratação.

Antes de uma embalagem atraente é preciso cultivar uma produto atraente, é preciso se preocupar com o que estará embalado, as perguntas que considero fundamentais aqui são:

1.QUEM É VOCÊ. Um bom trabalho de marketing pessoal precisa começar por ai, uma auto-análise (sugiro a roda da vida, pode solicitar gratuitamente pelo meu e-mail),

2.QUAIS SÃO SEUS DIFERENCIAIS, conhecer os pontos forte e fracos de sua personalidade, onde precisa trabalhar mais para se desenvolver, descobrir o que te faz diferente e especial, pode acreditar, todos nós temos diferenciais, se tiver dificuldade pergunte aos amigos, pergunte a sua mãe...

3.O QUE AS PESSOAS DIZEM DE VOCÊ? Sua imagem diante dos outros.

4.COMO VOCÊ REAGE SOB PRESSÃO?Atingir metas, planejar e cumprir, seguir ordens ou estratégias, administrar conflitos, ser cobrado, ser criticado, trabalhar em equipe, relatar, prestar contas, seguir esquemas e processos.

5.EM QUE NÍVEL ESTÁ SEU: Autoconhecimento, auto-estima, auto-motivação, humor, sensibilidade, autonomia intelectual, organização, relacionamento interpessoal, criatividade, visão, liderança e auto-liderança.

6.COMO VOCÊ ENCARA VALORES COMO...

7.PROATIVIDADE OU REATIVIDADE?

Este é o ponto de partida para se ter um produto "integro e autêntico" estas características trazem credibilidade e segurança nas relações profissionais e pessoais.O maior engano que pode ser cometido é evitar lidar com nosso próprio comportamento. Pensar que sem esforço conseguiremos nossos objetivos, não existe isso.

A questão comportamental é o fator decisivo ao final de qualquer processo, seja na conquista de mercado ou na ascensão profissional dentro de uma organização, como najá consagrada frase de Peter Drucker: As pessoas são contratadas pelo seu currículo técnico, mas são demitidas pelos seus comportamentos. Posso acrescentar ainda, para o caso de profissionais em busca de crescimento nas organizações: As pessoas são toleradas pelo seu currículo técnico e permanecem estagnadas pelo seu comportamento. Assim, nos cabe cuidar de forma mais intensa de nossa própria formação comportamental. Buscar meios de aprender e ser um ser humano melhor, redescobrir-se, se dispor a mudar e a crescer, este é o princípio do marketing pessoal que tenho ensinado em universidades e empresas.

Sucesso a todos!

Múcio Morais  Palestrante Motivacional  www.muciomorais.com  Tel. 31 3082-7271 palestras voltadas para Motivação, Comportamento, Ambiente, Gestão de Carreira, Marketing Pessoal. Empreendedorismo, Vendas, Atendimento, Negociação, Liderança, Gestão RH, e temas relacionados ao desenvolvimento humano.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Múcio Morais
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Palestrante Motivacional e consultor nas áreas de Comportamento, Liderança, Marketing, Gestão e vendas. Especialista em Motivação e Programação Neurolinguistica, realiza palestras e eventos para empresas de todos os portes em todo o Brasil. Site: www.muciomorais.com
Membro desde abril de 2007
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: