MARKETING MIX


Noé Africano Pedro, Mestrando em Marketing
[email protected]
Nº 11143210
Introdução

O conceito de marketing tem desde há muito despertado o interesse de vários estudiosos, pois hoje torna-se quase impossível uma organização, seja ela com fins lucrativos ou não, alcançar os seus objectivos (principalmente os de natureza financeira) sem a aproximação intima entre a organização e os seus potenciais clientes.
Tem sido a técnica utilizada pelas organizações mais bem sucedidads no mundo de negócios, facto que nos leva a concluir que o marketing é uma grande arma competitiva, como também constitui uma ferramenta, de todas as formas fundamentais no xadrez da gestão estratégica de qualquer organização.
A aplicação eficiente do seu composto, até porque, contempla o objecto para o alcance da rentabilidade da organização, leva nos a não só estudá-la como também abrir uma discussão sobre aquilo que é a função do composto de marketing na estratégia global de marketing num mundo constituido por mercados bastante aglomerados e competitivos.
Após ter definido a sua estratégia de marketing, a empresa está pronta para começar a planejar os detalhes do mix de marketing. O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy, e hoje conhecido como 4 Ps de marketing, nomeadamente, produto, preço, plaça ou distribuição e promoção ou comunicação.
È verdade que o produto é o elemento sobre o qual os demais giram a volta e dependem, mas, no entanto, o seu percurso é dependente das estratégias a serem usadas para os demais elementos.

Palavras chave: Marketing mix, Produto, Preço, Praça, Promoção e Estratégia de marketing mix